Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Erdogan

Erdogan: o homem que dominou a política turca por 20 anos

Neste fim de semana, Recep Tayyip Erdogan, o homem que dominou a política turca por duas décadas, está tentando estender seu governo por mais cinco anos.


Neste fim de semana, Recep Tayyip Erdogan, o homem que dominou a política turca por duas décadas, está tentando estender seu governo por mais cinco anos.

Erdogan está lutando para garantir um terceiro mandato como presidente, somando-se a seus três mandatos anteriores como primeiro-ministro de 2003 a 2014, em eleições presidenciais e parlamentares que são amplamente consideradas as mais difíceis que ele já enfrentou.

O homem de 69 anos vem de uma tradição política conservadora e desenvolveu uma reputação de figura divisiva em um país que foi fundado em linhas secularistas na década de 1920 por Mustafa Kemal Ataturk.

Erdogan ultrapassou os 15 anos de Ataturk no cargo principal da Turquia há cinco anos, tornando-se o líder mais antigo que o país conheceu. Em 2014, tornou-se o primeiro presidente eleito pelo voto popular, vencendo um referendo que concentrou o poder nas mãos do presidente.

As eleições de domingo serão realizadas enquanto a Turquia passa por uma série de crises econômicas que levaram a uma inflação galopante e a uma crise cada vez maior no custo de vida.

Os terremotos de fevereiro no sudeste da Turquia aumentaram ainda mais a pressão sobre Erdogan, com muitas pessoas criticando a resposta de seu governo e a falha em aplicar os regulamentos de construção, alegando que esses fatores contribuíram para a perda de mais de 50.000 vidas.

A carreira política de Erdogan pode ser rastreada até a década de 1970 em Beyoglu, o distrito de Istambul que inclui sua casa de infância em Kasimpasa, um bairro da classe trabalhadora nas encostas que levam das lojas chamativas da Avenida Istiklal às águas do Corno de Ouro.

Seu primeiro papel político veio em 1976 como chefe do ramo jovem de Beyoglu do Partido da Salvação Nacional, liderado por Necmettin Erbakan, um futuro primeiro-ministro amplamente visto como o mentor de Erdogan.

Ele subiu na hierarquia, em 1994, tornando-se prefeito de Istambul, onde abordou muitos dos problemas enfrentados pela população em rápido crescimento da cidade, como poluição do ar, coleta de lixo e falta de água potável.

Mas quatro anos depois ele atraiu a atenção dos tribunais por recitar um poema polêmico. Isso levou a uma pena de prisão de quatro meses por incitar a discriminação religiosa.

Saindo da prisão em julho de 1999 com a proibição da política ainda em vigor, Erdogan formou o Partido da Justiça e Desenvolvimento (Partido AK) dois anos depois.

Quinze meses após a fundação do partido, ele venceu as eleições de 2002 em meio a uma crise financeira. Devido à sua proibição da política, Erdogan não pôde assumir o cargo de primeiro-ministro até março seguinte.

Assim começaram duas décadas de poder.

GAZETA BRASIL

Mundo Erdogan

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!