O plano de 10 pontos de Zelensky estabeleceria um tribunal especial para processar crimes de guerra russos. Também criaria uma arquitetura de segurança europeu-atlântica com garantias para a Ucrânia, restauraria a infraestrutura de energia danificada da Ucrânia e garantiria a segurança em torno da maior usina nuclear da Europa em Zaporizhzhia.
No início do dia, Zelensky recebeu de autoridades italianas promessas de apoio militar e financeiro ilimitado, bem como apoio mais forte para o objetivo da Ucrânia de se juntar à União Europeia.
"A mensagem é clara e simples", disse a primeira-ministra Giorgia Meloni, ladeada por Zelensky como os dois repórteres informados após o encontro em seu escritório, que durou mais de uma hora. "O futuro da Ucrânia é um futuro de paz e liberdade. E é o futuro da Europa, um futuro de paz e liberdade, para o qual não há outras soluções possíveis.”
Meloni também renovou sua promessa de defender as ambições da Ucrânia na União Europeia, dizendo que a Ucrânia está avançando com as reformas necessárias, apesar da guerra.
O primeiro-ministro, que apoia firmemente a ajuda militar à Ucrânia, disse que a Itália apoiaria o país "360 graus por todo o tempo necessário e além".
Zelensky começou suas reuniões oficiais visitando o presidente italiano Sergio Mattarella no palácio presidencial do Quirinale. "Estamos totalmente ao seu lado", disse Mattarella a Zelensky ao recebê-lo. Mais tarde, após a reunião, fontes do palácio presidencial disseram que Mattarella garantiu a seu convidado que a Itália continuaria a apoiar a Ucrânia militar e financeiramente, bem como com reconstrução e ajuda humanitária, tanto a curto quanto a longo prazo.
Desde o início da guerra, a Itália contribuiu com cerca de US$ 1,1 bilhão em ajuda militar e financeira, bem como assistência humanitária.
O Papa Francisco presenteou o presidente Zelensky com uma escultura de bronze representando um ramo de oliveira, símbolo da paz. Ele também o presenteou com o Documento de 2019 sobre a Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Convivência, escrito pelo Papa e pelo Grande Imã de Al-Ahzar, Ahmad Al-Tayyeb; um livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020 e um volume intitulado "Uma Encíclica sobre a Paz na Ucrânia".
Por sua vez, o Presidente ucraniano levou ao Santo Padre uma obra de arte elaborada a partir de uma placa à prova de balas e uma pintura intitulada "Perda" pelo assassinato de crianças durante o conflito.
GAZETA BRASIL