Na manhã desta segunda-feira (15), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para transformar em réus mais 245 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por executarem ou incitarem os atos do dia 8 de janeiro.
A análise do STF termina ainda nesta segunda. Quando o resultado for confirmado, o Supremo terá transformado em réus 795 pessoas acusadas de envolvimento nos atos.
Inicialmente, o STF julgava neste lote 250 denúncias mas, por problemas técnicos no plenário virtual da Corte, 5 casos foram retirados de análise pelos magistrados e serão retomados futuramente.
A partir da 00h desta terça-feira, o STF também começa a julgar, em plenário virtual, outras 250 denúncias da PGR. Será o 5º bloco de acusados a entrar em julgamento na Corte.
Os ministros do STF avaliam a situação dos denunciados individualmente, caso a caso. Se as denúncias forem recebidas no STF, os acusados passam a responder a uma ação penal, em que poderão apresentar defesas e provas no curso do processo.