Vinte e cinco soldados de uma força de paz liderada pela OTAN ficaram feridos em confrontos com manifestantes sérvios enquanto defendiam três prefeituras no norte de Kosovo, enquanto o presidente da Sérvia colocou o exército no mais alto nível de alerta de combate.
Os EUA e seus aliados repreenderam Pristina na sexta-feira pelo aumento das tensões.
Os confrontos eclodiram na segunda-feira em Zvecan, uma das cidades no norte de Kosovo, onde a polícia estadual – composta inteiramente por albaneses étnicos depois que todos os sérvios deixaram a força no ano passado – borrifou gás pimenta para repelir uma multidão de sérvios que tentou forçar a entrada o prédio do município, disseram testemunhas.
Manifestantes sérvios jogaram gás lacrimogêneo e granadas de efeito moral contra soldados da Otan e pintaram veículos da Otan com spray com a letra Z, um sinal russo usado na guerra na Ucrânia, segundo a agência de notícias Reuters.
Em Leposavic, perto da fronteira com a Sérvia, tropas de manutenção da paz dos EUA com equipamento anti-motim colocaram arame farpado em volta do prédio do município para protegê-lo de centenas de sérvios furiosos reunidos nas proximidades.
Os manifestantes também atiraram ovos em um carro estacionado próximo pertencente ao novo prefeito.