Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

daniela carneiro

União Brasil ameaça fazer oposição a Lula após manutenção de ministra do Turismo

A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de confirmar a continuidade da ministra Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) no comando do Ministério do Turismo fez aumentar a pressão de uma ala do União Brasil que defende a substituição imediata da deputada federal licenciada.


A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de confirmar a continuidade da ministra Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) no comando do Ministério do Turismo fez aumentar a pressão de uma ala do União Brasil que defende a substituição imediata da deputada federal licenciada. Com a manutenção de Daniela no cargo, lideranças do partido ameaçam “desembarcar” do governo e adotar uma postura de oposição ao Palácio do Planalto. O tema deve ser discutido em uma reunião entre caciques do partido nesta terça-feira, 13, em Brasília. Em conversa com o site da Jovem Pan, o deputado federal Rodrigo Valadares (União Brasil-SE) disse que, pessoalmente, integra uma ala do partido já de oposição ao governo. Na prática, se confirmado o movimento de opositor, o grupo deve ganhar força, com reflexos imediatos nas futuras votações no Congresso Nacional, especialmente na Câmara, que se prepara para a votação da reforma tributária.

“Pessoalmente, eu e outros deputados do partido já fazemos oposição ao governo Lula. Esse governo já nasceu envelhecido em suas práticas e ações, além de governar apenas para ala mais radical do PT e do PSOL, não governa para o povo brasileiro”, disse o parlamentar. Em números, o desembarque integral do União Brasil representaria perder 59 cadeiras na Casa Baixa – o que pode colocar em risco os planos de Lula. Por hora, o governo confirma a continuidade da ministra do Turismo, com acenos claros à Daniela e a Waguinho (Republicanos). Nesta terça, após reunião entre a ministra e Lula, o líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner (PT-BA), afirmou que Daniela não pode ser tratada "como se fosse qualquer pessoa" em razão da ministra e seu entorno no Rio de Janeiro terem apoiado a campanha do presidente em 2022.

“É uma pessoa que tem o carinho e o apreço do presidente. Portanto, ele [presidente Lula] vai encontrar uma saída que dê conforto a todo mundo", disse o líder. É fato que para manter os votos do União Brasil, o chefe do Executivo terá que substituir a indicada. E, agora, a pressão pelo “desembarque” torna o tema ainda mais urgente. O principal cotado para assumir a vaga é o deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA), aliado de primeira hora do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e que também recebe apoio do presidente nacional da legenda, Luciano Bivar (União Brasil-PE). Segundo ele, Sabino goza de "grande prestígio" e é "bem credenciado" para representar o partido na Esplanada. Para que a indicação ocorra, no entanto, Lula terá que encontrar espaços para “acomodar” os aliados da Baixada Fluminense e, de preferência, sem sofrer novas derrotas.

Jovem pan

Política Daniela Carneiro Governo Lula Lula Ministério Do Turismo União Brasil

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!