Nesta terça-feira (13), foi instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Criptomoedas, que terá como presidente o deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ).
Nesta terça-feira (13), foi instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Criptomoedas, que terá como presidente o deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ). O relator da comissão ainda não foi escolhido e a CPI contará com 32 membros titulares e seus respectivos suplentes. O foco da investigação é analisar a utilização de criptoativos em esquemas de pirâmides financeiras.
A CPI das Criptomoedas tem como objetivo investigar a atuação de empresas suspeitas de práticas fraudulentas envolvendo criptomoedas, conforme levantado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Segundo informações, ao menos 11 empresas estão na mira da comissão. Além disso, há um pedido do deputado federal Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) para convocação da Binance, uma das principais corretoras de criptomoedas do mundo. O pedido ainda não foi aprovado.
A comissão terá reuniões agendadas para as terças-feiras às 14h30 e quintas-feiras às 9h30. O prazo de funcionamento da comissão é de 120 dias e está previsto para encerrar em 12 de outubro, mas pode ser prorrogado.