Em discurso na tarde desta quarta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ter “profunda gratidão” pela África por tudo que foi produzido durante o período da escravidão no Brasil.
A declaração foi feita durante passagem por Cabo Verde, país localizado perto da costa noroeste da África.
Em seu discurso, Lula começou dizendo que queria "recuperar a relação com o continente africano": "Nós, brasileiros, somos formados pelo povo africano. A nossa cultura, nossa cor, tamanho, é resultado da miscigenação entre índios, negros e europeus. E nós temos profunda gratidão ao continente africano por tudo que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país".
O petista também disse que a forma de "pagamento" de um país como o Brasil seria ajudar a África na "possibilidade de industrialização, de agricultura".
ASSISTA:
#VÍDEO: Na África, Lula agradece ao continente africano "por tudo que foi produzido durante 350 anos de escravidão"; a declaração foi feita pelo presidente nesta quarta-feira (19) durante passagem por Cabo Verde, país localizado perto da costa noroeste da África pic.twitter.com/edWZL7ii0d
— Gazeta Brasil (@SigaGazetaBR) July 19, 2023
GAZETA BRASIL