A Rússia e a China enviaram delegações de alto nível à Coreia do Norte para celebrar o 70º aniversário do armistício que encerrou a Guerra da Coreia.
A Rússia e a China enviaram delegações de alto nível à Coreia do Norte para celebrar o 70º aniversário do armistício que encerrou a Guerra da Coreia. O líder norte-coreano, Kim Jong-un, recebeu o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, e o membro do Politburo chinês, Li Hongzhong. Estas são as primeiras visitas de alto nível de autoridades estrangeiras à Coreia do Norte desde o início da pandemia de coronavírus.
A Coreia do Norte bloqueou todas as viagens para dentro e para fora do país desde 2020, então as visitas desta semana são um sinal claro de que o país está se abrindo novamente. A cobertura da mídia estatal norte-coreana se concentrou no enviado russo, que foi citado como tendo dito que os dois lados se encontraram em uma “atmosfera cordial transbordando de amizade militante”.
As autoridades russas normalmente não recebem convites para o que a Coreia do Norte chama de cerimônias do “Dia da Vitória”. O convite deste ano para Shoigu e sua delegação veio quando as Nações Unidas notaram que Moscou estava mais uma vez exportando petróleo para a Coreia do Norte, e em meio a alegações de que Pyongyang estava vendendo armas aos russos para a guerra na Ucrânia.
A Coreia do Norte normalmente organiza um enorme desfile militar exibindo suas armas mais recentes no aniversário do armistício. A mídia sul-coreana informou na quinta-feira que o desfile havia começado em Pyongyang, mas não houve confirmação das autoridades ou da mídia norte-coreana. Além de atualizações para seus mísseis Hwasong de longo alcance, há interesse em saber onde as delegações russa e chinesa estarão sentadas durante o desfile – particularmente sua relativa proximidade com Kim.
Também há interesse em outra figura da família Kim que recebeu uma quantidade surpreendente de atenção da mídia norte-coreana ultimamente – a filha de Kim, Ju Ae, que se acredita ter cerca de 10 anos de idade. Ela foi vista ao lado de seu pai em várias ocasiões recentes, incluindo uma visita a uma fábrica e um desfile militar. Exatamente por que ela apareceu com tanta frequência em público permanece um mistério, mas uma teoria é que sua presença serve para enfatizar a longevidade da dinastia Kim.