O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), garantiu que deve dialogar com representantes comerciais que atuam na Avenida Couto Magalhães e com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT) para que seja definida a melhor alternativa quanto às obras do BRT no município.
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), garantiu que deve dialogar com representantes comerciais que atuam na Avenida Couto Magalhães e com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT) para que seja definida a melhor alternativa quanto às obras do BRT no município. A preocupação dos comerciantes é de que os trabalhos impactem nas vendas de fim de ano.
Com a mudança de modal do VLT para o BRT, em Várzea Grande o novo trajeto inclui a Avenida Couto Magalhães até o Terminal André Maggi. A previsão da Sinfra é de iniciar as obras agora em setembro e concluir até outubro. A preocupação do comércio local é quanto à possibilidade de atraso e os trabalhos inviabilizarem as vendas de Natal e Ano Novo.
"Tem muitos empresários e comerciantes que estão com medo da obra. Porém estamos ouvindo, teve audiências públicas e com tranquilidade vamos conversar com a Secretaria de Infraestrutura do Estado para achar o melhor caminho. O que não pode acontecer novamente é que Várzea Grande pague um preço alto. Esse é o medo", afirmou Kalil, após reunião com o secretário Chefe da Casa Civil, Fábio Garcia.
Segundo o prefeito de Várzea Grande, as obras do BRT realizadas pelo Governo do Estado estão acontecendo dentro do cronograma previsto. "Não tenha dúvida nenhuma que eu enquanto prefeito de Várzea Grande quero o bem da minha cidade. O BRT entrar no centro de Várzea Grande é valorizar o comércio".
Kalil deve realizar ainda uma rodada de conversa com as associações de comerciantes junto com a Sinfra. De acordo com o prefeito, a mudança do trajeto do modal foi feita com base em estudos técnicos. "Foi um estudo feito para que o comércio não fique desassistido. Se você tira um veículo desse do centro da cidade você acaba diminuindo o poder de compra da cidade. Pensando nisso, foi feito um estudo para que ele atendesse o centro da cidade"
O trajeto inicial incluía apenas a Avenida da FEB até o aeroporto. O novo traçado segue pela Avenida Couto Magalhães, faz o retorno em frente à Fundação Júlio Campos, seguindo pela Avenida Filinto Muller até o Terminal André Maggi. Para o retorno, a saída é do terminal, descendo até o Shopping VG, e retorna para Cuiabá pela Avenida da FEB. "Vai ser praticamente construído novamente o terminal para atender o BRT".
Fluxo do BRT
Para absorver o fluxo constante de passageiros, a previsão é que os ônibus do BRT passem em um intervalo de menos de 4 minutos na linha do Coxipó e de 6 minutos na linha Várzea Grande – CPA. Já os ônibus expressos devem passar a cada 10 minutos.
Os ônibus do BRT serão movidos a bateria recarregável, garantindo que sejam silenciosos e sustentáveis. Além das viagens mais rápidas, o BRT vai entrar no centro de Cuiabá e Várzea Grande, conforme é divulgado desde a apresentação do projeto em 2021. Isso porquê as pesquisas de origem e destino mostram que os centros da cidade são os principais destinos dos passageiros do transporte coletivo.