A Câmara dos Deputados registrou ao menos três pedidos de deputados federais para ouvir o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro da Defesa, José Múcio, sobre os planos de comprar um novo avião para as viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A Câmara dos Deputados registrou ao menos três pedidos de deputados federais para ouvir o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro da Defesa, José Múcio, sobre os planos de comprar um novo avião para as viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os requerimentos foram apresentados à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Casa pelos deputados Carlos Jordy (PL-RJ), Mauricio Marcon (Podemos-RS), Evair Vieira de Melo (PP-ES), Carla Zambelli (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG).
Os deputados questionam a compra do novo avião presidencial, alegando que ela é incompatível com o cenário de déficit nas contas públicas. Eles também apontam que a Força Aérea Brasileira (FAB) já possui um avião presidencial, adquirido por Lula em 2004, e recentemente adquiriu dois aviões A330-200.
Segundo o deputado Carlos Jordy, em um dos requerimentos, a FAB não tem recursos para a compra de um novo avião presidencial. Ele também questiona quais novos cortes serão necessários para acomodar a aquisição da aeronave.
Reportagem do jornal o Estado de S. Paulo mostrou que, entre as exigências para substituir o Airbus A319-ACJ, o "Aerolula", o petista exige que o novo avião tenha uma suíte com cama de casal, chuveiro e um gabinete de trabalho privativo.