Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Ave de subsistência

Mato Grosso do Sul registra foco de influenza aviária em aves de subsistência

Mato Grosso do Sul registrou o primeiro foco de gripe aviária em criação de aves domésticas, chamada de produção de subsistência, segundo informação do Ministério da Agricultura.


Foto: Reprodução internet

Mato Grosso do Sul registrou o primeiro foco de gripe aviária em criação de aves domésticas, chamada de produção de subsistência, segundo informação do Ministério da Agricultura. O vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP – H5N1) foi detectado em uma criação de galinhas de fundo de quintal na cidade de Bonito. Esse é o primeiro foco da doença registrado no Estado, e o terceiro em aves de subsistência detectado no Brasil. Após a descoberta, medidas sanitárias de contenção e erradicação do foco estão sendo aplicadas pelo Serviço Veterinário Oficial. De acordo com a pasta, não há estabelecimentos avícolas industriais nas áreas de risco epicemiológico ao redor do foco descoberto.

Com mais esta ocorrência, o número de casos subiu para 103 em todo o território nacional. Deste total, 100 ocorreram em aves silvestres e três em aves de subsistência. Em comunicado emitido, o Ministério afirma que “o consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros. Não há mudanças no status brasileiro de livre da influenza aviária perante a Organização Mundial de Saúde Animal (Omsa), por não haver registro da doença na produção comercial”.

Jovem pan

Brasil Ave De Subsistência Ave Silvestre Galinha Gripe Aviária Mato Grosso Do Sul Ministério Da Agricultura Omsa

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!