O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Chico 2000 (PL), convocou sessão extraordinária para a próxima quarta-feira (11.10), às 9h, para apreciação do relatório da Comissão de Ética no processo administrativo disciplinar, que pede a cassação do mandato da vereadora Edna Sampaio (PT).
A parlamentar é investigada por suposta quebra de decoro, por receber valor integral da verba indenizatória destinada ao cargo de chefe de gabinete da ex-servidora de seu gabinete, Laura Abreu.
Nesta segunda-feira (09.10), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação aprovou o parecer da Comissão de Ética e Decoro que decreta a perda do mandato eletivo de Édna Sampaio.
No documento convocando a sessão extraordinária, o presidente Chico 2000 justifica a sessão como antecipação da ordinária de quinta-feira (12.10), que não será realizada por conta do feriado.
A vereadora Edna Sampaio (PT) nega qualquer ilegalidade. Ela chegou a suspender o trâmite da Comissão, via judicial, alegando venceu o prazo do processo administrativo. Caso ela seja cassada ainda cabe recurso na Justiça.
Edna alega que a legislação não proíbe os vereadores de passarem a verba para uma conta pessoal e a administrarem por conta própria.
Conforme a denúncia, Laura Abreu teria depositado, a pedido do marido da vereadora, William Sampaio, cerca de R$ 20 mil em uma conta da parlamentar. O valor é referente à Verba Indenizatória (VI) recebida por Laura durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2022.
CONVOCAÇÃO EXTRAORDINÁRIA 11.10.2023
PBN Online