O vice-ministro da Educação da Turquia, Nazif Yilmaz, ameaçou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de morte, após Israel bombardear a Faixa de Gaza em resposta a um ataque terrorista do Hamas.
“Um dia eles também vão atirar em você, você vai morrer”, escreveu Yilmaz na rede social X, comentando um vídeo publicado por Netanyahu no qual foram filmados ataques das Forças de Defesa de Israel contra Gaza.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, também se pronunciou sobre o assunto, acusando Israel de não se comportar “como um Estado”.
“Israel não deve esquecer que se agir mais como uma organização do que como um Estado, acabará por ser tratado como tal”, disse Erdogan, atacando os “métodos vergonhosos” do exército israelita na densamente povoada Faixa de Gaza.
Erdogan também criticou os países ocidentais por não serem justos e equitativos no conflito israelo-palestino, dizendo que houve muitas vítimas humanas de ambos os lados.
“Há anos e anos que ocorrem essas mortes aqui. A Faixa de Gaza não recebe água? E quanto aos direitos humanos? Não há eletricidade? E quanto aos direitos humanos? De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a água e a eletricidade não podem ser cortadas”, disse Erdogan. “Você consegue imaginar o estado dos hospitais em Gaza neste momento? Eles trabalham? Infelizmente, locais de culto e hospitais estão a ser atacados impiedosamente. Ninguém diz nada sobre isso”, disse o presidente turco.
Erdogan também criticou o envio de um porta-aviões norte-americano à região em apoio a Israel.
GAZETA BRASIL