O programa Hora H do Agro deste sábado, 14, abordou os principais impactos da guerra entre Israel e Hamas na vida do brasileiro. Os novos rumos da geopolítica, da economia brasileira e mundial, preços de alimentos e de energia foram abordados em um programa especial. Também esteve em destaque o aumento das importações de leite pelo Brasil, que cresceram 128% e estão reforçando a crise que o setor enfrenta. Confira!
Israel em guerra: estamos diante de nova ordem mundial?
No último sábado, o grupo militante palestino Hamas realizou um ataque surpresa em grande escala em Israel. Milhares de foguetes saíram da região de Gaza com destino a Israel, além de combatentes infiltrados, que entraram por terra no país, enviados para realizar sequestros. Em retaliação, Israel lançou nos últimos dias uma série de ataques à Faixa de Gaza e disse que usará toda a força para destruir o grupo extremista. Confira a análise do professor de relações internacionais do Ibmec, Carlo Cauti, sobre o tema.
Como a guerra em Israel vai afetar o seu bolso
Os preços das commodities energéticas registraram forte alta no início desta semana, após o grupo extremista Hamas atacar Israel, e o país contra-atacar. Nas bolsas internacionais, o petróleo chegou a subir 4% em um dia, e o gás natural, mais de 30% em três dias. Confira análise do economista do Itaú Unibanco, Pedro Renault, sobre como a guerra em Israel vai afetar o dólar, petróleo, juros e o seu bolso.
Geopolítica dos fertilizantes: guerra em Israel traz risco aos preços e transporte marítimo
O agronegócio monitora de perto os possíveis efeitos da guerra em Israel e a possibilidade de o conflito se espalhar pelo Oriente Médio. Isso porque o país é um importante fornecedor de fertilizantes ao setor agro. Dados da consultoria Agrinvest Commodities revelam que Israel é responsável por 19% do fornecimento de superfosfato simples ao Brasil, 11% do superfostato triplo e 8% do cloreto de potássio. Confira os impactos no insumo agrícola e em commodities alimentares.
Israel: nova guerra vai fazer o preço dos alimentos disparar?
Uma nova guerra deve fazer os preços dos alimentos disparar? Essa foi uma das perguntas enviadas pelo público do programa Hora H do Agro deste sábado, 14. Isso porque, no início da guerra entre Rússia e Ucrânia, os preços das commodities alimentares e dos alimentos aos consumidores finais registraram forte alta. Naquela época, o índice de preços da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) atingiu o maior patamar da história. Entenda as diferenças entre a guerra em Israel x Hamas e a da Ucrânia x Rússia e o que esperar a partir de agora!
Importação de leite dispara 128% e reforça crise no setor; entenda
As importações de derivados de leite entre janeiro e setembro deste ano alcançaram o maior patamar da história para este período do ano, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). De janeiro a setembro, o Brasil importou 149,7 milhões de litros em equivalente-leite e renovou o recorde brasileiro para os primeiros nove meses de um ano. No leite em pó, as importações subiram 128%. Confira análise do diretor da Scot Consultoria, Alcides Torres, sobre o tema.
Jovem pan