Em época de tanto etarismo, me sinto na obrigação de trazer a esta renomada coluna, exemplos de homens e mulheres que fazem diferença e são parte da chamada "geração 60+".
Em época de tanto etarismo, me sinto na obrigação de trazer a esta renomada coluna, exemplos de homens e mulheres que fazem diferença e são parte da chamada "geração 60+". Quando a história ainda vem carregada de inspiração, suor e ousadia então, tenho um verdadeiro prazer ao escrever. É o caso da Rosana Marques. A atual CEO da marca Ouse e Use é nascida em Juruaia, cidade do interior de Minas Gerais, e conta que já foi professora rural antes de empreender. "Sou filha de comerciantes, então fui criada atrás do balcão de loja, que posso afirmar ser uma ótima escola de vida. Aprendi que meu propósito era ajudar e servir ao participar das vendas dos diversos comércios do meu pai. Foi ali que formei minha veia de empreendedora, e depois de fazer minha parte social ao ensinar, resolvi realizar o sonho de um novo negócio", lembra a executiva. Quem acompanha o sucesso da empresária não imagina que no mundo dos negócios ela começou um pouco tarde, quando já era casada e mãe de três filhos. Ou seja, tempo nunca foi determinante para a mineira visionária.
"Juntei com meu irmão, hoje falecido, e montamos a Ousadia com apenas uma máquina e uma costureira, que se aposentou ano passado, e uma vontade imensa de criar o que não existia: uma lingerie que pudesse aparecer. E que fosse também um acessório de moda com sofisticação e elevasse a autoestima das mulheres. Comecei inovando no mercado porque passei a fabricar peças solução. Nem imaginava que naquele momento eu selava meu futuro e de muitas outras pessoas", declara Rosana Marques. Com apoio do Sebrae e empresários, Rosana fundou a Associação Comercial ACIJU para que as empresas tivessem representatividade no mercado nacional. Na sequência, a empreendedora criou a Felinju, uma das maiores feiras de lingerie do país, e fundou a Câmara da Mulher Empreendedora de Juruaia.
"Fui nomeada líder da virada econômica local e sou convidada a contar minha história por onde passo, colecionando premiações importantes durante minha trajetória de vida dedicada a melhorar a autoestima e qualidade de vida das mulheres", ressalta Marques. A empresária já conquistou diversos reconhecimentos, com prêmios da Federaminas, ONU, Mulheres Além das Gerais, Pena de Ouro, entre tantos outros. "Uma das minhas maiores conquistas é ver minha história eternizada e inspirando várias outras mulheres que, como eu, sonham em fazer diferença na vida dos outros. Me sinto privilegiada pelo que consegui fazer por mim e pelas pessoas desta cidade. Sem elas, nada disso seria possível. E muitas dessas pessoas, atualmente, são empresários muito bem sucedidos graças a minha insistência para que voassem mais alto. Fácil não é. Crises aparecem, mas quando se tem o pé no chão, um coração que possa se colocar à frente de tudo e o empreendedorismo correndo nas veias, tudo se torna mais fácil", ensina.
Por pensar fora da caixa, Rosana Marques acaba de receber outro prêmio tão ousado quanto seu nicho de mercado. A cidade de Juruaia entrou para o RankBrasil pela segunda vez. Desta vez, o recorde foi pela produção da maior calcinha fio dental do Brasil, que mede 5,88 metros de largura por 5,12 metros de altura. A grandiosa peça exigiu mais de 50kg de tecido de alta qualidade e quase 1.800 metros de linha para sua confecção. “Ela possui forro de malha, detalhes em renda e um delicado lacinho, todas as características de uma calcinha normal, só que em uma escala muito maior. Ou seja, 450 vezes maior que uma calcinha normal", fala a empresária. Anteriormente, a cidade já tinha comemorado, em 2015, o recorde pelo maior sutiã do país, medindo 15,76 m de largura, 5,06 m de altura e 3,17m de comprimento de cada bojo.
Com cerca de 11 mil habitantes, Juruaia é responsável pela produção de 15% de todas as peças íntimas do Brasil e tornou-se um importante polo de moda íntima, conquistando espaço no mercado nacional e internacional. Para a empreendedora, o segredo do sucesso é nunca parar de aprender e acreditar. "Aprendi muito com o Sebrae e me dedicando a cursos. No Empretec, por exemplo, aprendi a fazer e cumprir metas, a correr riscos calculados e acreditar mais no meu potencial. Com isso, melhorei minha performance e meus negócios prosperaram. Mesmo assim, nunca deixei o social de lado. Em 2007, fundei o projeto “Amigas do Peito”, que realiza doações de sutiãs especiais, desenvolvidos especificamente para mulheres carentes que tiveram que passar pela mastectomia. Cada sorriso e cada agradecimento destas mulheres é motivo para que me fortaleça. Agora, criamos o projeto eco-social “Amiga recicla” para arrecadar lingeries usadas, higienizar e doar a mulheres carentes, entre várias outras campanhas de cunho ambiental também, inclusive", complementa.
Com peças exclusivas e um negócio crescente, a empresa de Rosana Marques comemora conquistas que fazem a economia local e nacional girar. Além de lojas multimarcas e licenciadas, a Ouse conta também com um time de revendedoras, que encontrou na marca o apoio para recomeçar e gerar renda. De acordo com a fundadora, a empresa, que fatura R$ 20 milhões por ano, é sua fonte de inspiração em todos os sentidos. "Comecei a fabricar lingerie em 1994, então já vamos para 30 anos da marca. Estar à frente de um império que ajuda pessoas economicamente ou socialmente, isso sem falar na autoestima que provocamos com as coleções, não tem preço. Não me importo com o etarismo, porque a idade está na cabeça de cada um. E a minha história de vida fala por si só”, conclui. Diante de tantos ensinamentos, posso dizer que a colunista aqui também tem algo a acrescentar: a marca consegue cumprir seu objetivo porque, realmente, traz peças diferenciadas e a nova coleção de verão, com itens modernos e fashionistas na moda íntima e de praia, está simplesmente espetacular. Por isso, no meio de outubro, quis homenagear Rosana Marques, uma mulher que inspira e "pira" nas ideias e, com isso, colocou sua cidade no mapa do mundo, com orgulho e dedicação.