O Dia Nacional do Livro é comemorado neste domingo, dia 29 de outubro, em homenagem à data de fundação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (29/10/1810). Neste dia, a lembrança também vem em forma de estímulo à leitura e, por isso, o PNB Online procurou personalidades para perguntar: que livro você está lendo atualmente?
Uma pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL) mostra uma queda de 16,96% no volume de vendas de livros e de 11,41% na arrecadação para o setor em agosto/setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2022. Já o acumulado de 2023 alcança um volume de 37,74 milhões de livros vendidos, mas não sendo o suficiente para superar os 39,87 milhões vendidos em 2022.
Esta queda no consumo revelada pelo levantamento da Nielsen Book reflete também o impacto nos hábitos de leitura dos mato-grossenses. Autoridades e personalidades questionadas pelo PNB Online sobre quais são seus livros de cabeceira no momento, poucos foram os que revelaram que estão lendo algum livro atualmente.
Confira abaixo:
Luciene Carvalho, escritora e presidente da Academia Mato-grossense de Letras
Conferência no Cerrado é uma narrativa infantojuvenil com temática voltada à questão ambiental. A história, escrita originalmente por Durval de França e recriada por Cristina Campos, tem como protagonistas seres encantados que povoam o imaginário de culturas tradicionais da Baixada Cuiabana: Currupira, Pé de Garrafa, Negrinho D’Água, Mãe do Morro, Tibanaré e Boitatá.
“Conferência no Cerrado é uma obra literária que resgata e reinventa as lendas que compõem a essência de nossa cultura, enaltecendo sua relevância e, ao mesmo tempo, abordando de forma acessível a todas as faixas etárias questões relacionadas ao meio ambiente”, disse Luciene Carvalho.
“Os Inovadores – Uma biografia da revolução digital“, de Walter Isaacson. O livro mostra detalhes da história da revolução digital por meio de pessoas que foram fundamentais na criação dos primeiros computadores e depois de sistemas maiores, como a internet.
“Eu recomendo porque é uma leitura leve, que conta um pouco sobre a evolução tecnológica e a trajetória dos idealizadores. Uma leitura agradável, que mostra a importância da pesquisa e da tecnologia nos avanços sociais”, disse Eduardo Botelho
“A Hora da Estrela“, um clássico da literatura brasileira, escrito por Clarice Lispector. O livro é um romance literário que narra a história de Macabéa, uma datilógrafa alagoana que vai para o Rio de Janeiro, tendo sua rotina narrada por um escritor fictício chamado Rodrigo S.M.
“A operação de Lili”, uma fábula de Rubem Alves. Lili e Gregório são amigos muito diferentes: uma elefantinha e um sapo. Eles passam horas brincando na lagoa, mas um incidente faz com que Lili precise passar por uma cirurgia. A elefantinha terá de lidar com seus medos, mas os outros animais e a Fada da Floresta a ajudarão a achar a coragem para enfrentar esta delicada situação. A coleção Fábulas de Rubem Alves resgata histórias e personagens fascinantes deste que foi um dos maiores intelectuais brasileiros de nosso tempo. Cada livro aborda um conflito recorrente na infância em pequena fábula: leveza e seriedade, vida e morte, medo e coragem, alegria e tristeza.
“Esse é um livro que li com a minha filha de 11 anos e acho que aprendi ainda mais que ela. A obra retrata a diferença entre amigos. Aborda a importância da amizade respeitando as diferença e muitos sentimentos, inclusive os sentimentos que podem nos entristecer”, disse Evandro Soares.
PBN Online