Última partida sem sofrer gols foi contra o Coritiba na 10ª rodada. Próxima missão da defesa do Peixe é diante do Flamengo, dono do quinto melhor ataque do Campeonato Brasileiro
A defesa é um problema neste Santos de 2023. Os números reforçam isso. Terceiro time mais vazado do Campeonato Brasileiro com 54 gols sofridos, o Peixe levou gol nos últimos 20 duelos na competição. Esta é a sua pior sequência defensiva na história do Brasileirão. Ao todo, foram 46 gols sofridos no período.
Antes disso, o recorde era de 12 jogos consecutivos com gols de adversários, em 2012. Outras duas sequências significativas ocorreram em 1998 e 2004, com a defesa alvinegra sendo vazada em 10 duelos seguidos em ambos os casos.
A média da sequência atual também é maior que as outras edições listadas acima: foram 2,3 gols por jogo. Neste período, o Peixe igualou sua pior derrota na história do Campeonato Brasileiro ao sofrer uma goleada por 7 a 1 para o Internacional, na 28ª rodada. O placar de 7 a 1 no Beira-Rio foi o mesmo do vexame de 2005 na goleada sofrida contra o rival Corinthians.
Neste duelo no Beira-Rio, as falhas individuais acentuaram o roteiro de pane do sistema defensivo do Santos no Campeonato Brasileiro. Foram pelo menos dois erros decisivos para gols do Colorado: o passe errado de Dodô para o golaço de Alan Patrick por cobertura e o erro compartilhado do gol de Luiz Adriano, em que João Basso perde a bola no meio-campo e Vladimir aceita o chute no meio de sua meta.
Apesar disso, os erros individuais decisivos representam apenas 5% dos gols sofridos pelo Santos no Brasileirão, segundo avaliação da equipe do Espião Estatístico. O sistema defensivo como um todo não tem funcionado bem no torneio. A bola aérea é um perigo iminente. Dos 54 gols sofridos no Campeonato Brasileiro, 21 vieram pelo alto. Apenas Coritiba (28) e América-MG (26) levaram mais gols a partir de jogada aérea na competição.
Além disso, o lado esquerdo da defesa é o mais descalibrado no Brasileirão. Isso porque 22 gols sofridos tiveram origem por aquela região do campo, considerando o momento anterior à finalização. Confira abaixo o detalhamento:
22 gols sofridos pelo lado esquerdo da defesa do Santos
14 gols sofridos pela região central da defesa do Santos
18 gols sofridos pelo lado direito da defesa do Santos
O ponto positivo é que o próximo adversário do Santos concentra mais gols pelo lado onde o Peixe é um pouco menos vazado. O Flamengo marcou 19 gols com origem no lado direito da defesa adversária, 11 pela faixa central e 13 pelo lado esquerdo da defesa adversária.
A missão de parar o quinto melhor ataque do Campeonato Brasileiro, porém, passa por um desafio. Isso porque João Basso é desfalque por lesão e pode perder a reta final do torneio. O zagueiro foi titular nos últimos 13 jogos pelo Santos. O jogo decisivo contra o Flamengo será disputado nesta quarta-feira, às 20h (de Brasília), no estádio Mané Garrincha.