A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) vai sediar o 17º Seminário Internacional de Metodologias Transformadoras da Rede AMLAT (América Latina) que ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de novembro, das 8h30 às 18h, no campus de Cuiabá.
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) vai sediar o 17º Seminário Internacional de Metodologias Transformadoras da Rede AMLAT (América Latina) que ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de novembro, das 8h30 às 18h, no campus de Cuiabá. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 13 deste mês.
Realizado pela primeira vez no Centro-Oeste e na UFMT, o evento busca provocar reflexões e compartilhar experiências sobre a investigação crítica em comunicação e a produção de conhecimento no atual cenário sociopolítico da América Latina a partir de relatos dos grupos de pesquisa que compõem a rede.
A professora doutora Tamires Coêlho, responsável pela organização do evento, destaca a relevância de sediar o seminário pela primeira vez: "O evento coloca Cuiabá no cenário dos eventos internacionais de Comunicação, além de possibilitar olhares diversos sobre investigação e pesquisa na América Latina. Em Mato Grosso, ainda dialogamos muito pouco com estudos bolivianos, por exemplo, e são referências que estão aqui ao lado".
A professora doutora Nealla Machado comemorou a realização do evento inédito em Mato Grosso. “O que eu posso dizer é que estamos muito felizes com a vinda desse evento tão significativo pra Cuiabá, que aproxima países, e faz com que dialoguemos sobre desafios científicos e comunicacionais que enfrentamos em comum, apesar de estarmos em diferentes lugares da América Latina”.
Com o tema "Comunicação cidadã e olhares territorialmente situados", a iniciativa terá palestras e apresentações de trabalho de pesquisadores da Rede Amlat. O público em geral pode participar como ouvinte, inscrevendo-se pelo link: https://bit.ly/XVII_RedeAmlat. Serão emitidos certificados de horas complementares.
A edição deste ano será realizada presencialmente e é coordenada pelo Grupo de Pesquisa Ciclo e pelo Observatório Pauta Gênero, ambos ligados à universidade. Entre as instituições brasileiras que irão participar estão Rede Amazoom/UFRR, PUC-RS, Unemat, UFRGS e UFSM. A UFMT será representada pelos grupos: Midiáticus – Grupo de Pesquisa em Mídia, Política e Democracia, Nepre – Núcleo De Estudos E Pesquisas Sobre Relações Raciais E Educaçã, OPSlab – Laboratório de Estudos e Observação em Publicidade, Comunicação e Sociedade e Multimundos.
Confira os horários e locais do Seminário:
14/11: 8h30 às 18h – Auditório do Museu Rondon (próximo à piscina da UFMT)
15/11: 8h30 às 18h – Auditório M (último piso do Instituto de Linguagens, após subir as rampas)
16/11: 8h30 às 18h – Auditório do Museu Rondon
Inscrições na modalidade ouvinte pelo link: https://bit.ly/XVII_RedeAmlat