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Enel diz restabeleceu energia para todos os clientes afetados pela tempestade em São Paulo

Após três dias de trabalho, a Enel anunciou nesta sexta-feira (10) que restabeleceu a energia para todos os clientes impactados pelos efeitos da tempestade da última sexta-feira (3).


Foto: Reprodução internet

Após três dias de trabalho, a Enel anunciou nesta sexta-feira (10) que restabeleceu a energia para todos os clientes impactados pelos efeitos da tempestade da última sexta-feira (3).

A empresa informou que ainda realiza reparos em “ocorrências específicas” que surgiram nos dias seguintes à tempestade, mas que todas as pessoas que ficaram sem energia já tiveram o serviço restabelecido.

Ao menos 2,1 milhões de pessoas foram afetadas pela falta de energia, informou a Enel. O presidente da empresa, Max Xavier Lins, afirmou que o ocorrido foi “desafiador” e trouxe “grandes aprendizados para a distribuidora”.

O restabelecimento total da energia ocorreu três dias após a previsão inicial da Enel, que era a terça-feira (7). A prefeitura de São Paulo entrou com uma ação na Justiça contra a empresa, pedindo a religação da rede elétrica com pena de multa de R$ 1 mil por hora de atraso para cada consumidor não atendido.

Eis a íntegra da nota ENEL:

Informamos que restabelecemos o fornecimento de energia para todos os clientes impactados na última sexta-feira (3 de novembro) pela forte tempestade com rajadas de ventos de mais de 100km/h que atingiram o Estado e de forma intensa a região metropolitana de São Paulo. Seguimos trabalhando em ocorrências específicas que surgiram nos dias seguintes à tempestade.

"Pedimos nossas sinceras desculpas a todos os clientes que demoraram a ter a energia restabelecida em suas casas. A energia é um bem essencial à sociedade e temos consciência dos transtornos que um evento dessa magnitude causa às pessoas. Nos solidarizamos com todos que foram impactados pela falta de luz. Desde as primeiras horas do evento, a companhia mobilizou toda a sua força de trabalho, inclusive de outros estados. Eletricistas em campo, técnicos no centro de operações, atendentes no call center e nas lojas de atendimento, além de fornecedores e parceiros, atuaram e seguem trabalhando incansavelmente", explica Max Xavier Lins, presidente da Enel Distribuição São Paulo.

A força dos ventos danificou de forma severa a rede de distribuição, quebrando centenas de postes, derrubando transformadores e rompendo cabos elétricos, deixando, no momento inicial, 2,1 milhões de clientes sem energia. Até o momento, a empresa reconstruiu 140 quilômetros de rede, bem mais do que a distância entre a capital e Campinas. Os reparos foram extremamente complexos, exigindo a remoção de árvores de grande porte, em conjunto com Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Prefeituras e demais órgãos competentes, aos quais agradecemos pelo apoio.

"O cenário de destruição que se formou no Estado de São Paulo foi desafiador e traz grandes aprendizados para a distribuidora e todo o setor elétrico. Nos comprometemos a intensificar, cada vez mais, as ações preventivas que possam mitigar os impactos associados a situações de eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes ", destaca Max Xavier.

GAZETA BRASIL

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