A Academia Brasileira de Cultura (ABC) realizou, nesta terça-feira (14), uma cerimônia de posse de 11 novas integrantes, todas mulheres.
A Academia Brasileira de Cultura (ABC) realizou, nesta terça-feira (14), uma cerimônia de posse de 11 novas integrantes, todas mulheres. As cantoras Daniela Mercury, Liniker e Alcione, as atrizes Gloria Pires, Vanessa Giácomo, Beth Goulart e Luana Xavier, a ministra da Cultura Margareth Menezes, a ministra dos Povos Originários Sônia Guajajara, a ambientalista Juma Xipaia e a escritora Conceição Evaristo foram consideradas “imortais” pela instituição.
A cerimônia aconteceu no campus da Fundação Cesgranrio, no Rio de Janeiro. Daniela Mercury, uma das homenageadas, falou sobre a importância da arte para a sociedade. “A arte é a nossa mais poderosa forma de expressão e comunicação e é com ela que afirmo nosso direito a felicidade”, afirmou. “Venho ao longo dos meus 40 anos de carreira exaltando a minha gente brasileira. Muitos grandes artistas renovam e reforçam diariamente minha fé em nós. São eles que nos humanizam com suas músicas, livros, obras visuais, pinturas, desenhos, esculturas, coreografias e tantas formas de arte aqui representadas hoje!”
Fundada em 2021, a ABC nasceu para fortalecer o setor cultural no Brasil, unindo personalidades de várias áreas artísticas. O objetivo é promover o pensamento crítico e a defesa das artes e da valorização da memória cultural brasileira.
O time de notáveis da ABC reúne 55 nomes, incluindo Ana Botafogo, Zeca Pagodinho, Fátima Bernardes, Elisa Lucinda, Christiane Torloni, Lilia Cabral, Ney Latorraca, Beth Goulart, Rosamaria Murtinho, Gabriel Chalita e o maestro Isaac Karabtchevsky.
O presidente da entidade, o educador Carlos Alberto Serpa, enalteceu a chegada dos novos integrantes. “Ter a presença de duas ministras de estado faz com quem nos entendamos cada vez mais e nos demos as mãos cada vez mais fortemente para desenvolver a cultura do nosso país”, afirmou.