O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, parabenizou o Ministério da Saúde pela incorporação da vacina contra a dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, parabenizou o Ministério da Saúde pela incorporação da vacina contra a dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS). Em uma publicação, Alckmin compartilhou um meme envolvendo a cantora americana Beyoncé, no qual ambos aparecem expulsando os mosquitos Aedes aegypti.
“Com a incorporação da vacina contra a dengue ao SUS, o governo retoma com vigor o programa nacional de imunização”, escreveu Alckmin na publicação.
Ela veio, e a Dengue vai! Parabenizo o ministério da Saúde, na pessoa da ministra @nisia_trindade, pela incorporação, pelo SUS, da vacina contra a dengue, com início em fevereiro de 2024 e esquema vacinal de duas doses. Essa é mais uma demonstração do governo @LulaOficial com a pic.twitter.com/1DkldmLsz9
— Geraldo Alckmin (@geraldoalckmin) December 22, 2023
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou a incorporação da vacina da dengue ao SUS na quinta-feira (21). A medida era esperada desde a abertura de uma consulta pública sobre o tema, no início deste mês.
Inicialmente, a vacina será focada em públicos e regiões prioritárias, devido à capacidade restrita de fornecimento de doses. Segundo o laboratório responsável pelo imunizante, é previsto que sejam entregues 5,082 milhões de doses entre fevereiro e novembro de 2024.
A vacina Qdenga é aprovada para a prevenção da dengue em indivíduos na União Europeia, Indonésia e Tailândia, além da Argentina, que ainda não incorporou o imunizante no sistema de saúde do país. O ministério informou que o produto reduz o número de casos e, especialmente, a hospitalização pela doença.