O Rio Grande do Sul deve ter mais uma formação de ciclone extratropical nesta segunda-feira (25), dia de Natal.
O Rio Grande do Sul deve ter mais uma formação de ciclone extratropical nesta segunda-feira (25), dia de Natal. O fenômeno deve se formar na costa do estado e aumentar as condições de instabilidade em todo o território gaúcho.
A previsão é de que o ciclone provoque chuva forte, frequente e em grande volume em todas as regiões do estado, mas principalmente em cidades da Fronteira Oeste, do Norte e na região de Santa Maria, no Centro do estado. Também é possível que haja rajadas de vento acima de 90 km/h, além de raios.
Em setembro, a passagem de um ciclone extratropical pelo Vale do Taquari causou mais de 50 mortes, destruiu cidades e deixou prejuízos milionários. Cidades como Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Roca Sales e Muçum foram atingidas pelo que é considerada a maior cheia dos últimos 40 anos na região.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul não emitiu qualquer alerta para as cidades que podem ser atingidas pelo fenômeno. No entanto, a Climatempo recomenda que os municípios fiquem atentos para possíveis danos.
Neste sábado (23), há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde concentradas na Fronteira Oeste, nas regiões Sul e Central e na Região Metropolitana de Porto Alegre. Há perigo de chuva volumosa e ventanias acima de 90 km/h na região da Serra, no Norte e na Capital.
Já no domingo (24), véspera de Natal, deve predominar o sol em todo o estado. Pancadas de chuva podem acontecer à tarde nas regiões Oeste, Noroeste e Central. De forma rápida e irregular, também são esperadas chuvas na Capital, no Litoral Norte e na região Nordeste.