A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo emitiu um alerta para os proprietários de veículos que pretendem quitar o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024.
A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo emitiu um alerta para os proprietários de veículos que pretendem quitar o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024. A instituição identificou pelo menos três sites fraudulentos que tentam imitar a identidade visual da Sefaz-SP, visando induzir os proprietários a erros e realizar pagamentos a terceiros, configurando uma tentativa de estelionato. A Sefaz-SP está tomando as providências necessárias, inclusive comunicando os fatos às autoridades policiais para a retirada dessas páginas do ar.
A orientação da Sefaz-SP é para que os contribuintes utilizem os canais oficiais para informações sobre o imposto, como a página do IPVA e a rede bancária credenciada. O pagamento pode ser efetuado utilizando o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor), seja pela internet, débito agendado, terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pelos bancos.
Além disso, é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento. As operadoras financeiras conveniadas têm autonomia para definir o número de parcelas e adequar a melhor negociação com o contribuinte.
Uma novidade é a opção de pagamento via Pix. Para isso, o contribuinte precisa acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um QR code, válido por 15 minutos. Caso não seja pago nesse período, é necessário emitir um novo QR code pelo site da Sefaz-SP. Ao escanear o código com o aplicativo bancário, aparecerá a informação de que o pagamento é destinado à “Secretaria da Fazenda e Planejamento” sob o CNPJ 46.377.222/0003-90, em conta do Banco do Brasil.
A Sefaz-SP ressalta que as páginas legítimas para informações sobre o IPVA 2024 e a geração de QR code para pagamentos PIX estão no domínio sp.gov.br. Fica o alerta para que os proprietários de veículos estejam atentos e, para mais informações, possam entrar em contato com a Secretaria pelo canal Fale Conosco.?