De acordo com a polícia, a extração acontecia de forma ilegal e foi descoberta após um homem ser preso transportando a carga. No local, os investigadores também encontraram indícios de possível trabalho análogo à escravidão.
Uma madeireira que faz extração ilegal foi desmontada pela Polícia Civil, na zona rural de São Félix do Araguaia, a 1.159 km de Cuiabá. Os investigadores descobriram o esquema na quarta-feira (17) e, no local, também encontraram uma possível ocorrência de trabalho análogo à escravidão. Nenhum suspeito foi encontrado na região.
Os trabalhos contaram com apoio das equipes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
De acordo com a polícia, as investigações começaram após um homem, de 64 anos, ser preso em flagrante por transportar uma carga de 15 metros cúbicos de madeira ilegal. Após a prisão, os policiais descobriram a origem da carga, que vinha da madeireira clandestina.
Com base nas informações, as equipes foram até o local e constataram crimes ambientais e possível ocorrência de trabalho análogo à escravidão.