A Hutukara Associação Yanomami (HAY) denunciou a falta de autorização do governo Lula para sobrevoar a Terra Indígena Yanomami, alegando que a medida impediu a produção do relatório anual de balanço da crise.
A Casa de Governo dará maior celeridade às ações, incluindo as de desintrusão do território, já a presença das forças de segurança, com Forças Armadas e Polícia Federal, será permanente. A Casa de Governo será composta por representantes da Funai, Ministério dos Povos Indígenas, Ministério do Meio Ambiente, Polícia Federal, Abin, Polícia Rodoviária Federal, Ibama, Ministério dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, entre outros.
Da mesma forma, a comitiva ministerial que se visitou o Território Indígena Yanomami no dia 10 de janeiro se reuniu com as lideranças indígenas Davi Kopenawa, presidente da Hutukara Associação Yanomami, e Júnior Yanomami, presidente da Associação Urihi e presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami, mantendo diálogo constante e transparente entre representantes do governo federal e lideranças Yanomami.