Na manhã desta quinta-feira (29), o líder russo Vladimir Putin disse aos países ocidentais que eles correm o risco de provocar uma guerra nuclear se enviarem tropas para lutar na Ucrânia.
Na manhã desta quinta-feira (29), o líder russo Vladimir Putin disse aos países ocidentais que eles correm o risco de provocar uma guerra nuclear se enviarem tropas para lutar na Ucrânia. O russo sugeriu que os líderes ocidentais não compreendem quão perigosa poderia ser a sua intromissão no que ele considerava os assuntos internos da própria Rússia.
Putin alertou que a Rússia tem as armas para atacar alvos no Ocidente. O russo introduziu seu alerta nuclear ao Ocidente com uma referência específica a uma ideia, lançada pelo presidente francês Emmanuel Macron, de membros europeus da Otan enviarem tropas terrestres para a Ucrânia.
"(As nações ocidentais) devem entender que também temos armas que podem atingir alvos no seu território. Tudo isto realmente ameaça um conflito com o uso de armas nucleares e a destruição da civilização. Será que eles não percebem isso?" disse o russo.
Putin ainda elogiou o que disse ser o arsenal nuclear amplamente modernizado da Rússia, o maior do mundo. "As forças nucleares estratégicas estão em um estado de prontidão total", disse ele.
O líder russo também sugeriu que os políticos ocidentais lembrassem o destino de pessoas como Adolf Hitler, da Alemanha nazista, e Napoleão Bonaparte, da França, que invadiram a Rússia sem sucesso no passado.
"Agora as consequências serão muito mais trágicas", disse Putin. "Eles acham que [a guerra] é uma caricatura", disse ele, acusando os líderes ocidentais de esquecerem o que significava uma guerra real porque não enfrentaram os mesmos desafios que os russos enfrentaram nas últimas 3 décadas.