Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Asteroide

Imagem mostra cauda de poeira em asteroide após colisão da missão Dart


 

A Nasa observou que é a cauda mais ao norte que foi criada recentemente, e os cientistas usarão dados do Hubble nos próximos meses para examinar mais de perto como ela pode ter se formado. Dimorphos, o alvo da missão Dart da Nasa, é um asteroide menor que orbita em torno do maior Didymos.

Os astrônomos anteciparam que a missão poderia ser considerada um sucesso se o impacto da espaçonave Dart pudesse encurtar a órbita de Dimorphos em 10 segundos. Mas a NASA revelou este mês que conseguiu reduzir sua trajetória em 32 segundos – de uma órbita de 11 horas e 55 minutos para 11 horas e 23 minutos.

A missão Dart foi a primeira do mundo realizada em nome da defesa planetária, com o objetivo de testar tecnologia que poderia um dia ser usada para desviar um asteroide em direção à Terra. A missão também foi a primeira vez que a humanidade mudou intencionalmente o movimento de um objeto no espaço.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Imagem mostra cauda de poeira em asteroide após colisão da missão Dart no site CNN Brasil.

CNN BRASIL

Tecnologia Asteroide Estados Unidos Europa Missão Espacial Nasa Telescópio Hubble Terra

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!