-
Nasa diz que missão DART conseguiu alterar trajetória de asteroide
-
“Sucesso histórico”: autoridades avaliam choque com asteroide causado pela Nasa
-
Nasa e SpaceX lançam nova missão à Estação Espacial Internacional
A Nasa observou que é a cauda mais ao norte que foi criada recentemente, e os cientistas usarão dados do Hubble nos próximos meses para examinar mais de perto como ela pode ter se formado. Dimorphos, o alvo da missão Dart da Nasa, é um asteroide menor que orbita em torno do maior Didymos.
Os astrônomos anteciparam que a missão poderia ser considerada um sucesso se o impacto da espaçonave Dart pudesse encurtar a órbita de Dimorphos em 10 segundos. Mas a NASA revelou este mês que conseguiu reduzir sua trajetória em 32 segundos – de uma órbita de 11 horas e 55 minutos para 11 horas e 23 minutos.
A missão Dart foi a primeira do mundo realizada em nome da defesa planetária, com o objetivo de testar tecnologia que poderia um dia ser usada para desviar um asteroide em direção à Terra. A missão também foi a primeira vez que a humanidade mudou intencionalmente o movimento de um objeto no espaço.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Imagem mostra cauda de poeira em asteroide após colisão da missão Dart no site CNN Brasil.
CNN BRASIL