O Exército israelense confirmou neste sábado o lançamento de “dezenas de drones” do Irã em direção a Israel, mas alertou que levará “várias horas” para chegarem ao país e que a Força Aérea de Israel está rastreando-os para interceptá-los.
O Exército israelense confirmou neste sábado o lançamento de “dezenas de drones” do Irã em direção a Israel, mas alertou que levará “várias horas” para chegarem ao país e que a Força Aérea de Israel está rastreando-os para interceptá-los.
“Irã lançou drones de seu território contra o Estado de Israel”, disse o contra-almirante Daniel Hagari, porta-voz militar do Exército israelense, em entrevista televisiva.
“Se houver algum ataque adicional que exija um aviso separado”, o exército informará o público, disse Hagari, que também alertou para “interrupções no GPS” enquanto o exército trabalha para interceptar os drones.
As sirenes de ataque de Israel só serão acionadas quando os drones entrarem no espaço aéreo israelense, acrescentou o porta-voz militar.
Israel tem estado em alerta máximo desde que um bombardeio matou dois generais iranianos na semana passada na Síria. O Irã acusou Israel de estar por trás desse ataque aéreo e prometeu vingança. Israel não comentou sobre essa ação.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu assegurou neste sábado que Israel está “preparado” para enfrentar um “ataque direto do Irã”, que ameaçou represálias pelo bombardeio ao seu consulado em Damasco.
“Estamos preparados para qualquer cenário, tanto em defesa quanto em ataque”, afirmou Netanyahu em um discurso televisado, acrescentando que Israel conta com o apoio dos Estados Unidos e “de muitos outros países”.
Por sua vez, a Casa Branca informou que o ataque com drones lançado pelo Irã contra Israel neste sábado provavelmente durará “várias horas”, enquanto prometeu apoiar a defesa de seu aliado contra Teerã.
“É provável que este ataque se desenvolva ao longo de várias horas”, disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Adrienne Watson, em comunicado, acrescentando que “os Estados Unidos estarão ao lado do povo de Israel e apoiarão sua defesa contra essas ameaças do Irã”.
Mais cedo neste sábado, o exército israelense disse que estava fechando escolas e limitando reuniões públicas a não mais de 1.000 pessoas como medida de segurança.
E a autoridade aeroportuária de Israel disse que seu espaço aéreo estará fechado para voos internacionais e domésticos a partir das 12h30 de domingo (21h30 de sábado, horário de Brasília).
Em coletiva de imprensa, Hagari afirmou que Israel está “preparado e pronto” para realizar ações defensivas e ofensivas. Ele também afirmou que há uma cooperação “estreita” com os Estados Unidos e outros parceiros da região.
O chefe do Comando Central dos Estados Unidos, general Erik Kurilla, esteve em Israel nos últimos dias para coordenar com Israel as ameaças iranianas.
Israel possui vários níveis de defesa aérea capazes de interceptar desde mísseis de longo alcance até drones e foguetes de curto alcance. Hagari afirmou que Israel possui um “excelente sistema de defesa aérea”, mas ressaltou que não é eficaz a 100% e instou a população a prestar atenção aos anúncios de segurança.