O Comando Militar do Sul (CMS) emitiu um comunicado alertando para a queda de temperatura prevista para atingir o Rio Grande do Sul a partir da próxima quarta-feira (8).
O Comando Militar do Sul (CMS) emitiu um comunicado alertando para a queda de temperatura prevista para atingir o Rio Grande do Sul a partir da próxima quarta-feira (8). A previsão aponta para uma diminuição significativa das temperaturas, o que pode agravar a situação das pessoas isoladas devido às chuvas e aumentar os casos de hipotermia, além de dificultar as operações de resgate e evacuação. Em algumas áreas do estado, segundo o CMS, a temperatura pode chegar a até 10°C em determinadas regiões.
Durante uma coletiva de imprensa realizada em Porto Alegre, os militares também informaram sobre a previsão meteorológica de uma janela de tempo bom em grande parte do estado entre este domingo (5) e a próxima terça-feira (7). No entanto, ainda são esperadas chuvas para o extremo sul do estado na segunda-feira.
O Comando Militar do Sul enfatizou que as prioridades neste momento são o resgate e a distribuição de alimentos. “Nosso foco agora é a distribuição de alimentos e donativos”, afirmou o general Hertz Pires do Nascimento, comandante militar do Sul e representante do Ministério da Defesa no estado, durante a coletiva.
A coletiva com o CMS contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de ministros. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), que também estava presente, informou que 70% da capital gaúcha está sem água. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), descreveu a situação como um “cenário de guerra”.