Doações de alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal e outros insumos podem ser realizadas em todas as escolas do município, nas secretarias e na própria prefeitura
A Prefeitura de Barra do Garças, em parceria com a Câmara Municipal e o Centro de Tradições Gaúchas (CTG), convidou a população para unir forças junto às ações de solidariedade em prol das cidades gaúchas atingidas. O município disponibilizou locais de entrega de doações e pretende adotar uma escola, com o objetivo de reconstruir a unidade.
Quem quiser doar itens necessários às vítimas da tragédia climática poderá fazê-lo em todas as escolas municipais da cidade, nas secretarias e na própria Prefeitura de Barra do Garças, onde uma tenda foi montada para a campanha de arrecadação. Nesses pontos, a população pode entregar alimentos não perecíveis, vestuário, calçados, roupa de cama, produtos de higiene pessoal, limpeza e água mineral.
Além dos estabelecimentos administrativos e das escolas, a Câmara de Vereadores também é um ponto de entrega, bem como a sede do CTG Sinuelo do Araguaia, na Avenida das Águas Quentes, em Barra do Garças. Também estão recolhendo doações muitos estabelecimentos comerciais locais e instituições de ensino superior.
As doações serão enviadas por remessa. Na quinta-feira (9), o acumulado de itens recebidos no município já deve ser encaminhado ao sul do país.
Durante coletiva de imprensa, nesta terça, o prefeito Dr. Adilson Gonçalves declarou ainda o compromisso da Prefeitura de Barra do Garças em reconstruir uma escola no Rio Grande do Sul.
"O processo de reconstrução do Rio Grande do Sul deve perdurar por no mínimo 5 anos. Então, junto à Câmara de Vereadores e toda a sociedade, estamos assumindo o desafio de adotar uma escola para ser reconstruída", afirmou o prefeito.
"Nós vamos entrar em contato com a Secretaria de Educação do estado do Rio Grande do Sul em alguns dias para propor essa ajuda. Esse é o mínimo que podemos fazer diante dessa situação tão difícil", destacou.
Muitos estados do Brasil já estão articulando o envio de equipes de segurança, recursos financeiros e insumos para ajudar os desabrigados e a reconstrução de cidades como Canoas, São Leopoldo e Guaíba, que sofreram danos severos com as inundações.
Na última segunda-feira (6), o governador de Mato Grosso Mauro Mendes encaminhou um projeto de lei à Assembleia Legislativa que autoriza ao estado a doação de R$ 50 milhões em prol do Rio Grande do Sul. A proposta está sob análise do legislativo.
Atualmente 336 municípios gaúchos estão em situação de estado de calamidade pública, reconhecidos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Até o momento são 83 vítimas fatais da tragédia, 111 desaparecidos, centenas de feridos e milhares de desabrigados.
Segundo o patrão do CTG Sinuelo Araguaia, Edson Scherer, o apoio de toda a comunidade é importante para possibilitar uma ajuda efetiva ao maior estado da região sul.
"Queremos convidar todas as entidades sociais de Barra do Garças, empresários, comerciantes e a população. É uma questão humanitária, o Rio Grande do Sul precisa de ajuda e pede socorro."