Em seu 1º pronunciamento após ser eleito como primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak prometeu estabilidade e unidade ao país. Ele foi escolhido para o cargo nesta segunda-feira (24).
Ele também agradeceu ao apoio recebido que o consagrou como o 1º premiê do Reino Unido de origem asiática.
“Não há dúvidas que enfrentamos um desafio econômico profundo. Precisamos de estabilidade e unidade. Farei da minha prioridade número um, a unidade do nosso país e partido. Porque esse será o único caminho para superar os desafios que enfrentamos e construir um futuro próspero para os nossos filhos e netos”, disse o ex-ministro das Finanças de Boris Johnson durante discurso.
“Prometo servir a vocês com integridade e humildade e trabalhar incessantemente”, acrescentou Sunak.
O novo primeiro-ministro do Reino Unido agradeceu o apoio das pessoas e saldou Liz Truss, sua antecessora que durou 44 dias no cargo.
“Maior privilégio da minha vida servir o partido que eu amo e devolver ao país a qual devo tanto. O Reino Unido é um país maravilhoso”, disse.
O novo premiê já aparecia como o favorito para vencer e o caminho ficou ainda mais fácil quando viu seus adversários desistindo.
Apesar de já ser considerado primeiro-ministro, ele ainda precisa da autorização do Rei Charle III para ser oficializado no cargo.
Ainda não se sabe quando o encontro entre os dois vai ocorrer, porém, tudo indica que seja ainda nesta semana.