Imagens chocantes capturadas por uma câmera de segurança mostram o momento terrível em que uma bomba russa explode na cidade ucraniana de Kharkiv, no último sábado (22).
Imagens chocantes capturadas por uma câmera de segurança mostram o momento terrível em que uma bomba russa explode na cidade ucraniana de Kharkiv, no último sábado (22). O vídeo, que rapidamente viralizou nas redes sociais, mostra uma mulher caminhando pela rua a poucos metros do local da explosão. Ela escapa por pouco da morte enquanto detritos voam perigosamente ao seu redor.
O ataque, que utilizou uma bomba autoguiada, resultou na morte de três pessoas e deixou outras 52 feridas. O alvo principal era um prédio residencial de cinco andares, que ficou completamente em ruínas após a explosão. Segundo as autoridades locais, três crianças estão entre os feridos.
Em resposta ao ataque, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, condenou veementemente o “terror russo” e fez um apelo urgente às potências ocidentais por mais ajuda militar. “Esse terror russo por meio de bombas guiadas pode e deve ser detido”, escreveu Zelensky em seu canal no Telegram. “Precisamos de decisões fortes por parte dos nossos parceiros que nos permitam deter os terroristas russos e a aviação militar russa exatamente onde eles estão”, completou o presidente.
Em um discurso filmado, Zelensky revelou que as forças russas lançaram mais de 2.400 bombas guiadas contra alvos ucranianos apenas em junho, sendo que cerca de 700 delas atingiram Kharkiv. A cidade, que é a segunda maior da Ucrânia, tem sido um dos principais focos da ofensiva russa desde o início da guerra.