O nível do Guaíba finalmente começou a diminuir, chegando a 3,14 metros às 5h15 desta terça-feira (2), segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
O nível do Guaíba finalmente começou a diminuir, chegando a 3,14 metros às 5h15 desta terça-feira (2), segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Essa marca é inferior à cota de alerta, que é de 3,15 metros, e representa um alívio para os moradores da Região Sul da Capital, que sofreram com as inundações provocadas pelo lago nos últimos dias.
No último final de semana, o Guaíba chegou a 3,48 metros, mesmo sem atingir a cota de transbordo (3,6 metros), devido aos fortes ventos que empurravam a água para a costa. As ruas de alguns bairros da Região Sul foram alagadas, mas não houve necessidade de evacuações.
A tendência, segundo o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é de queda contínua no nível do lago. A boa notícia é que o Guaíba não deve mais transbordar, o que traria um grande alívio para os moradores das áreas afetadas pelas inundações.
Em maio, durante as fortes chuvas que atingiram Porto Alegre, o lago chegou ao seu nível mais alto da história, 3,55 metros. Vários bairros da cidade foram inundados, pontos importantes como a estação rodoviária, o aeroporto e os estádios de futebol ficaram submersos, e muitos moradores precisaram deixar suas casas.