**Voo a Hidrogênio: Pronto para Decolar com Novos Avanços Tecnológicos** Novas pesquisas da Universidade de Tecnologia de Chalmers, na Suécia, indicam que os voos comerciais movidos a hidrogênio podem estar mais próximos do que imaginamos.
**Voo a Hidrogênio: Pronto para Decolar com Novos Avanços Tecnológicos**
Novas pesquisas da Universidade de Tecnologia de Chalmers, na Suécia, indicam que os voos comerciais movidos a hidrogênio podem estar mais próximos do que imaginamos. Até 2045, quase todas as viagens aéreas dentro de um raio de 750 milhas (cerca de 1200 km) poderiam ser realizadas por aeronaves movidas a hidrogênio, graças a avanços significativos em tecnologia.
“Tudo indica que a comercialização dos voos de hidrogênio pode acontecer de forma rápida. Já em 2028, os primeiros voos comerciais movidos a hidrogênio na Suécia podem se tornar realidade”, afirma Tomas Grönstedt, professor da Chalmers e diretor do centro de competência TechForH2. Esses avanços são impulsionados por testes avançados em túneis de vento da universidade, onde motores mais eficientes estão sendo desenvolvidos para garantir voos seguros e eficientes.
Para voos de curto e médio alcance, essencialmente os mais viáveis, estudos recentes destacam que até 97% das rotas intranórdicas poderiam ser atendidas por aeronaves movidas a hidrogênio até 2045. Isso representa um avanço significativo na direção de uma aviação mais sustentável para a região. Um dos principais desafios técnicos superados é o desenvolvimento de novos trocadores de calor. Esses dispositivos são cruciais para garantir que o hidrogênio, mantido a temperaturas ultra baixas, permaneça estável durante o voo.
O uso eficiente do calor dos motores e dos gases de escape não só aumenta a eficiência energética como também contribui para reduzir o consumo de combustível em até 8%, segundo Carlos Xisto, professor associado da Chalmers. Apesar dos avanços tecnológicos promissores, a transição completa para voos comerciais movidos a hidrogênio enfrenta desafios significativos, incluindo investimentos massivos em infraestrutura e desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis. A Suécia, por meio do Swedish Hydrogen Development Centre (SHDC), está liderando esses esforços, com grandes investimentos previstos nos próximos anos.
A expectativa é que, até 2050, entre 30% e 40% da aviação global possa ser movida a hidrogênio, o que representaria uma redução significativa nas emissões de dióxido de carbono. Com o apoio do TechForH2 e seus parceiros, a pesquisa e o desenvolvimento em torno do uso do hidrogênio na aviação continuam avançando, promovendo um futuro mais limpo e sustentável para o transporte aéreo. Este avanço tecnológico não só promete revolucionar a aviação como também representa um passo crucial na direção de um sistema de transporte global livre de combustíveis fósseis.