O encontro teve como ponto inicial a apresentação dos resultados da Consulta Eleitoral para a reitoria da instituição.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, recebeu na última terça-feira, em seu gabinete em Brasília, a nova gestão eleita da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a reitora Marluce Souza e seu vice Silvano Galvão. O encontro teve como ponto inicial a apresentação dos resultados da Consulta Eleitoral para a reitoria da instituição.
Durante a reunião, Mendes demonstrou interesse em conhecer as atuais condições de funcionamento da UFMT, inclusive a realidade dos campi do interior (Araguaia, Sinop e Várzea Grande). "Em conversa com o ministro, demostramos nossa preocupação em relação às sérias dificuldades orçamentárias, refletindo desafios tanto nos cursos de graduação quanto nos de pós-graduação. Outro ponto importante discutido neste encontro foi a crescente evasão estudantil.", explica a reitora eleita.
O professor Silvano Galvão, vice-reitor eleito também ressaltou a importância de regiões em que a UFMT está inserida dentro de um contexto econômico-político-educacional nacional. "A região de Sinop, por exemplo, é bem estratégica e a universidade naquela localidade tem um papel fundamental para tal desenvolvimento", acrescenta ele.
O ministro Gilmar Mendes garantiu ainda presença na cerimônia de posse da reitoria eleita, prevista para ocorrer até o dia 15 de outubro. Além disso, se colocou à disposição para apoiar a gestão da UFMT e colaborar com a implementação de projetos que busquem garantir segurança e recursos para a instituição.
O encontro com personalidades política do cenário nacional como a do ministro Gilmar Mendes evidencia a abertura da UFMT para incentivos que visem promover a pesquisa e a extensão, com a intenção de avançar na qualificação de seus cursos e elevar a qualidade do ensino oferecido. "O encontro se mostrou promissor, sinalizando uma colaboração potencialmente frutífera entre o STF e a universidade mato-grossense e isso nos deixa muito confiantes na gestão que se inicia em outubro", finaliza Marluce.