Negociadores israelenses viajaram na quinta-feira (22) para o Cairo, no Egito, onde darão continuidade às tratativas para um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Negociadores israelenses viajaram na quinta-feira (22) para o Cairo, no Egito, onde darão continuidade às tratativas para um cessar-fogo na Faixa de Gaza. A equipe também discutirá um acordo para a libertação dos reféns que estão sob o controle do grupo terrorista Hamas no enclave palestino.
A delegação israelense é liderada por David Barnea, chefe da agência de inteligência Mossad, acompanhado pelo general Eliezer Toledano, das Forças de Defesa de Israel (IDF).
Já a delegação americana nas negociações na capital egípcia será liderada por William Burns, chefe da CIA.
A última rodada de negociações ocorreu no dia 16, em Doha, no Catar, que também desempenha o papel de mediador nas conversas.
A embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, afirmou que um acordo de cessar-fogo em Gaza e a libertação dos reféns estão próximos de ser alcançados.
As principais divergências nas negociações dizem respeito ao controle dos corredores Filadélfia, entre Gaza e Egito, e Netzarim, que corta o centro do enclave, desde a divisa com Israel até o Mar Mediterrâneo.
O Hamas se opõe à permanência de tropas israelenses no território, enquanto Israel aceitou apenas uma redução gradual do número de militares no corredor Filadélfia.