O DCE solicitou uma inspeção da Vigilância Sanitária no RU e nas cantinas da instituição
Aempresa Kadeas Restaurantes Ltda está realizando uma pesquisa de satisfação, por meio de questionário, sobre os serviços prestados nos restaurantes universitários da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) nos campus de Cuiabá e do Araguaia. Na semana passada, acadêmicos denunciaram a má qualidade das refeições no RU, além de comidas estragadas sendo vendidas nas cantinas da instituição.
Imagens divulgadas em uma página do Instagram específica para acadêmicos da Instituição mostram alguns registros de estudantes que encontraram moscas nas refeições do Restaurante Universitário. "RU hoje estava bem saboroso, duo de alface ao molho mosca", diz o comentário de um acadêmico que havia comido no RU de Cuiabá, no final do mês de agosto.
No início deste mês, o Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFMT encaminhou uma solicitação de inspeção da Vigilância Sanitária no Restaurante Universitário da instituição e nas cantinas, após diversas denúncias de salgados e comidas estragadas sendo comercializados.
Em nota, a UFMT disse ao que a Secretaria de Infraestrutura dos Campi (SIC) recebeu a demanda do DCE a respeito de unidades de alimentação da instituição.
"A respeito do assunto, a SIC enfatiza que a Gerência do RU faz a fiscalização do contrato e é o canal oficial para acolhimento das demandas relacionadas ao serviço prestado. Nesse sentido, oferece atendimento presencialmente; pelo WhatsApp do RU (65) 3615-8090; o e-mail: [email protected]; e o direct do Instagram no perfil @ruufmt", diz trecho da nota.
Sobre os casos de salgados estragados sendo vendidos, a SIC alegou que não recebeu registros sobre a qualidade dos alimentos servidos nas cantinas e destacou que a secretaria divide a responsabilidade da fiscalização das cantinas com os servidores dos locais onde elas funcionam, na função de Gestor do Contrato de concessão de espaço físico.
Em todas as cantinas e mesas das cantinas, existe material informativo sobre a fiscalização e a pesquisa de satisfação de fluxo contínuo, onde o usuário pode fazer o seu feedback em relação ao atendimento prestado por meio de formulário eletrônico.
Sobre os questionários de satisfação, a UFMT informou que eles podem ser respondidos por qualquer usuário e que a auto identificação não é obrigatória. "As unidades buscam um diagnóstico de fragilidades e potenciais, visando melhorar o atendimento para todos", destacou a universidade.
As questões estão divididas entre a qualidade das instalações, higiene, segurança, conforto, horário de funcionamento, variedade do cardápio, sabor, apresentação, tempo de espera e ainda trazem a possibilidade de sugestões abertas.
Usuários do RU que tenham interesse em responder podem acessar por meio dos links de Cuiabá, ou do Araguaia.