Não há previsão de ondas de calor, mas temperaturas acima dos 40°C ainda serão registradas
APrimavera começa neste domingo (22), mas o tempo quente continua, mesmo que de maneira não tão intensa. De acordo com a climatologista Josélia Pegorin, do Climatempo, não há previsão de ondas de calor para a nova estação, embora alguns dias ainda devam ter temperaturas acima dos 40°C. Já as chuvas acontecem nos próximos meses, em regiões distintas, mas devem abranger todas as regiões de Mato Grosso apenas em novembro.
"No estado de Mato Grosso, de forma geral, a primavera de 2024 será com chuva dentro da média nas áreas a oeste, sul e sudeste do estado e um pouco abaixo da média no centro e norte do estado. Esta é uma análise considerando toda a estação. Teremos várias situações de calor intenso, mas não necessariamente de onda de calor. Dias muito quentes, com temperatura na casa dos 40°C, são comuns na primavera", detalha a climatologista.
De acordo com a previsão, a regiões Centro e Norte do estado devem registrar temperaturas acima da média histórica durante outubro e novembro. Já ao sul, incluindo Cuiabá, Cáceres (a 222 km de Cuiabá) e Rondonópolis (a 216 km de Cuiabá), a temperatura deve entrar na normalidade entre novembro e dezembro, fato que indica calor constante.
Como o El Niño já estava em processo de neutralidade desde junho, o fenômeno La Niña tende a complementar as mudanças climáticas da primavera. Segundo Josélia, o fenômeno deve se estabelecer completamente em Mato Grosso em novembro, sendo mais notável em dezembro. Um dos efeitos do La Niña é a redução de chuvas, mas a condição deve ser se baixa intensidade.
Volta das chuvas
A chuva volta a ser regular em todo o estado. No entanto, algumas regiões devem registrar pancadas antes, como é o caso do Pantanal e toda a faixa oeste mato-grossense, podendo iniciar logo na primeira quinzena de outubro. Em seguida, o sul e o noroeste do estado devem ser contemplados com precipitações.