Os Estados Unidos estão se preparando para o impacto do furacão Milton, de categoria 5, que deverá atingir a costa da Flórida nesta quarta-feira (09).
Os Estados Unidos estão se preparando para o impacto do furacão Milton, de categoria 5, que deverá atingir a costa da Flórida nesta quarta-feira (09). Considerado uma das tempestades mais fortes em mais de um século, o furacão provocou o fechamento de parques temáticos como Disney, Universal Studios e SeaWorld, com retorno das atividades previsto apenas para a próxima quinta-feira (10).
A Disney anunciou que fechará suas portas às 14h de hoje e pode reabrir o Disney Springs na quinta-feira à tarde, ainda que de forma limitada. O evento de Halloween “Mickey's Not-So-Scary” previsto para o Magic Kingdom Park na quinta-feira foi cancelado, com reembolso dos ingressos garantido aos clientes. A Universal Studios também encerrará as atividades às 14h de hoje e pretende reabrir na sexta-feira (11), enquanto o SeaWorld permanecerá fechado durante toda a quarta e quinta-feira.
Além do fechamento dos parques, outras medidas foram tomadas. Mais de 1 milhão dos 3 milhões de habitantes da região da Baía de Tampa evacuaram a área, configurando a maior retirada de civis desde 2017. O aeroporto da cidade suspendeu suas operações na manhã de terça-feira (08), enquanto o governador da Flórida, Ron DeSantis, alertou a população sobre a necessidade de estar preparada para o pior. Ele destacou que a tempestade poderá causar inundações de até 4,5 metros e ventos de 285 km/h, e que 8 mil agentes da Guarda Nacional foram mobilizados para atuar na região.
O presidente Joe Biden, por sua vez, aprovou declarações de emergência para a Flórida e solicitou às companhias aéreas que auxiliem na evacuação. Ele reforçou a gravidade da situação, pedindo que todos que receberam ordens de evacuação saiam imediatamente, considerando-a uma questão de vida ou morte.
A aproximação do furacão Milton ocorre menos de duas semanas após o furacão Helene, que deixou 230 mortos em seu rastro pela Flórida e Montes Apalaches, no Alabama. Esta também será a primeira vez desde 1921 que um grande furacão atingirá diretamente a Baía de Tampa.