A flatulência é um problema comum e constrangedor, que todos enfrentam em algum momento, mas que muitas pessoas evitam comentar.
A flatulência é um problema comum e constrangedor, que todos enfrentam em algum momento, mas que muitas pessoas evitam comentar. No entanto, uma médica especialista em saúde intestinal trouxe uma solução simples e surpreendente para quem deseja “evitar ofender os outros com um peido fora de hora”.
A gastroenterologista Dra. Trisha Pasricha, da Harvard Medical School, compartilhou dicas para quem deseja reduzir os efeitos da flatulência em situações sociais. Segundo a médica, o remédio é o líquido rosa vendido sem receita, o Pepto Bismol. Mais especificamente, o ingrediente ativo do medicamento para azia, o subsalicilato de bismuto, tem se mostrado eficaz.
Em um vídeo que viralizou no Instagram e foi visto por dezenas de milhares de pessoas, Dra. Pasricha explicou que o tratamento reduz “95% dos gases contendo enxofre e diminui os sintomas da flatulência”. No entanto, ela alertou que o medicamento não está totalmente livre de riscos. Estudos indicam que doses altas podem ter efeitos tóxicos.
“Mas, se o objetivo for aliviar o desconforto social por um ou dois dias, você pode tomar uma dose até quatro vezes ao dia antes de eventos sociais”, afirmou Dra. Pasricha.
Ela também sugeriu que quem vai embarcar em um voo considere o uso do medicamento, já que a pressão da cabine pode afetar os gases intestinais. Com o aumento da altitude, o gás intestinal se expande devido à queda na pressão do ar, o que pode gerar mais desconforto. “Nesse ponto, não há muito o que fazer, o gás precisa ir para algum lugar”, explicou.
Além disso, a Dra. Pasricha mencionou outras dicas para reduzir a flatulência, como comer porções menores, mastigar devagar, praticar exercícios regularmente e beber chá de hortelã. A NHS (Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido) também recomenda essas mudanças no estilo de vida para controlar o excesso de gases.
A médica ainda ressaltou que apenas 1% dos gases intestinais liberados durante um peido são responsáveis pelo cheiro desagradável. “99% dos nossos gases intestinais são compostos por substâncias sem odor, como nitrogênio, metano e dióxido de carbono”, explicou. “O 1% restante contém enxofre, e são esses gases com enxofre que causam o mau cheiro.”
Embora a flatulência, conhecida medicamente como distensão abdominal, seja uma função biológica normal, a Dra. Pasricha alertou que episódios excessivos ou de cheiro extremamente forte podem ser um sinal de algo mais grave, como doença inflamatória intestinal ou até câncer de cólon.
Cada pessoa tem um padrão diferente de flatulência, mas a médica sugere que é normal peidar entre 10 e 20 vezes por dia. Caso a pessoa perceba uma mudança persistente em seus hábitos de flatulência, a NHS recomenda procurar orientação médica.
Ver essa foto no Instagram