Neste domingo (22), autoridades brasileiras usaram as redes sociais para lamentar a queda de um avião em Gramado, no Rio Grande do Sul. De acordo com o governo estadual, o governador Eduardo Leite informou que 17 pessoas que estavam no solo foram levadas para hospitais da região. Ele também confirmou que nenhum passageiro da aeronave sobreviveu à queda.
Em um post no X, o presidente prestou solidariedade às famílias das vítimas e disse que a Aeronáutica apura as causas da queda da aeronave: “Minha solidariedade aos familiares das vítimas fatais da queda de um avião no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul. Espero que os feridos tenham uma rápida recuperação. A Aeronáutica investiga as causas do acidente e o governo federal está à disposição do governo do estado e autoridades locais para esclarecermos o mais breve possível.”
Eduardo Leite, Governador do Rio Grande do Sul
O governador Eduardo Leite, que foi até o local do acidente, afirmou que a prioridade é atender as vítimas que ficaram feridas. Ele ressaltou que as pessoas que estavam dentro da aeronave não sobreviveram. Em um post no X, Leite escreveu:
“Estou acompanhando junto às forças de segurança do Estado o triste episódio de queda de uma aeronave em Gramado. Estamos com todo o efetivo do município e de Canela mobilizado para atender a ocorrência. Também estou me deslocando para acompanhar a operação no local. No momento, a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram.”
Silvio Costa Filho, Ministro de Portos e Aeroportos
No X, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou estar em contato com o governador do Rio Grande do Sul e prestou solidariedade às famílias das vítimas:
“Recebemos com pesar a notícia do acidente aéreo em Gramado, no Rio Grande do Sul. Nossa solidariedade às famílias das vítimas neste momento de dor. Conversei com o governador Eduardo Leite e com as autoridades locais, colocando-me à disposição em nome do governo federal. Neste momento, os órgãos responsáveis estão mobilizados para prestar todo o apoio necessário e iniciarão o processo de investigação.”
Hamilton Mourão, Senador pelo Republicanos-RS
No X, o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), lamentou o acidente:
“Consternado, tomei conhecimento há pouco, do acidente ocorrido em Gramado com queda de uma aeronave de pequeno porte na avenida das Hortênsias. Ainda aguardando maiores informações, rogo a Deus pela saúde e pela vida de todas as vítimas envolvidas e seus familiares.”
Luis Carlos Heinze, Senador pelo PP-RS
“Gramado, a cidade das luzes natalinas, está tomada pela tristeza diante das vítimas do trágico acidente aéreo ocorrido na Avenida das Hortênsias. Manifesto minha mais profunda solidariedade aos familiares e amigos das vítimas neste momento de dor irreparável.”
Paulo Pimenta, Ministro-Chefe da Secom do Governo
“Acabo de receber a notícia da queda de um avião em Gramado. Estou acompanhando de perto os desdobramentos do acidente junto a autoridades locais. Envio minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desta tragédia que acontece no nosso estado. Em contato com o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, manifestei toda a solidariedade do governo federal com os familiares das vítimas deste trágico acidente. Seguimos acompanhando e colocando a estrutura do governo federal à disposição da prefeitura e dos moradores de Gramado.”
Senadora Leila Barros
A senadora Leila Barros lembrou que este é o segundo grave acidente com mortes registrado neste fim de semana, ao se referir aos 41 mortos em um acidente em Minas Gerais:
“Neste fim de semana, duas tragédias deixam o Brasil consternado: o acidente na BR-116, em Minas Gerais, e a queda de uma aeronave em Gramado (RS). Minha solidariedade aos amigos e às famílias das vítimas. Que todos encontrem força para enfrentar este momento de dor.”
GAZETA BRASIL