Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

TECNOLOGIA

Alunos da UFMT em Barra do Garças desenvolve sistema que monitora tuberculose com uso de IA

Tecnologia busca ajudar nas decisões ao combate da doença no estado.


Aplicando inteligência artificial e estatística espaço-temporal a um painel inteligente, alunos do Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Geoprocessamento do Araguaia, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Barra do Garças, a 512 km de Cuiabá, conseguiram mapear os casos de tuberculose no estado. Agora, a tecnologia deve ajudar no mapeamento da d0ença.

Até o início de dezembro deste ano, Mato Grosso registrou 1.980 casos da d0ença. A tuberculose é uma d0ença curável quando o tratamento é feito até o final. Ele dura no mínimo seis meses e é feito com quatro medicamentos, disponíveis no SUS.

A ferramenta criada pelos alunos utiliza a base de dados do Sistema Único de Saúde (SUS), o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN). Ao todo, nove estudantes de iniciação científica e dois alunos de mestrado criaram o projeto, mas o grupo de pesquisa é composto por 25 alunos e pesquisadores, que colaboraram direta ou indiretamente.

Segundo a coordenadora da pesquisa, Josilene Dália Alves, o "TB-MT Dashboard" é um projeto independente e foi criado com o objetivo de apoiar as decisões no enfrentamento da tuberculose (TB) no estado. O software oferece informações sobre regiões com alto risco da doença e previsões de cenários futuros, como interrupção de tratamento e morte.

G1/MT

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!