A tarde deste domingo (29) em São Paulo segue com sol e temperaturas elevadas, atingindo 27°C em média, conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). A umidade relativa do ar se mantém em 64%, e, apesar da previsão de chuvas isoladas e rápidas ao longo da tarde, o risco de alagamentos é baixo. No entanto, o solo ainda saturado eleva o perigo de deslizamentos na Grande São Paulo.
Até o momento, o acumulado de chuvas de dezembro chegou a 211,6 mm, superando em 15,7% a média esperada de 182,9 mm. Nos próximos dias, a previsão é de sol entre nuvens e temperaturas em elevação, com chuvas isoladas ao fim da tarde, especialmente na segunda-feira (30) e terça-feira (31), quando as máximas devem superar os 27°C.
Enquanto isso, no Rio de Janeiro, um canal de umidade que afeta a Região Sudeste mantém o céu nublado e previsão de chuvas nos períodos da tarde e noite até quinta-feira (2). As temperaturas ficam entre 18°C e 30°C, e os ventos são de intensidade fraca a moderada.
No Sul do país, Porto Alegre também terá clima instável nos últimos dias de 2024. A segunda-feira (30) trará chuvas isoladas e temperaturas entre 17°C e 28°C, com ventos moderados. Já no primeiro dia de 2025, o calor aumenta, com mínimas de 21°C e máximas de até 34°C, além de trovoadas isoladas.
Em Belo Horizonte, a previsão para o domingo é de tempo fechado e pancadas de chuva, com temperaturas variando entre 18°C e 23°C. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de mais chuvas e trovoadas até a próxima quinta-feira (2).
Em Brasília, a chuva é certa para este domingo, com 100% de chance de precipitação. A mínima fica em 17°C e a máxima não ultrapassa 21°C. Para os próximos dias, o clima será de chuvas esparsas, com temperaturas oscilando entre 23°C e 25°C.
GAZETA BRASIL