O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, vai selecionar seis adolescentes com idades entre 16 e 18 anos para participar do Comitê Jovem em 2025. O grupo vai participar de atividades junto com a equipe do Museu para opinar sobre as exposições e programação cultural e sugerir quais seriam os melhores caminhos para atrair mais crianças e jovens para a instituição. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 3 de março de 2025. Para se inscrever, é importante ler o edital com todas as informações antes de preencher o formulário.
Os jovens selecionados vão receber uma bolsa mensal de R$ 400 por seis meses, totalizando R$ 2.400 (valor bruto). Eles terão o compromisso de participar de seis encontros presenciais que serão realizados de maio a outubro, sempre aos sábados, das 10h às 17h. Além disso, eles vão participar de cinco atividades remotas. Ao longo deste processo, os integrantes do Comitê Jovem vão ajudar o Museu do Futebol a elaborar um roteiro de audioguia para uma visita à instituição.
Trata-se de uma oportunidade incrível de despertar nesses jovens o interesse pela cultura, história e esporte, com aspectos sociais e educacionais visando ao enriquecimento de suas competências pessoais e profissionais.
Este é o terceiro ano do Comitê Jovem, que já teve a participação de 16 estudantes. As trocas e sugestões que os grupos fazem ao longo das atividades ajudam a equipe do Museu a imaginar soluções para que a instituição seja cada vez mais atrativa e acolhedora às crianças e adolescentes – algumas delas inclusive incorporadas ao projeto da nova exposição principal, reinaugurada em julho.
ERGUNTAS FREQUENTES
Quem pode se inscrever?
Adolescentes com idade de 16 a 18 anos completos até a data de finalização inscrição, 3 de março de 2025. É obrigatório estar matriculado no ensino médio, curso técnico ou profissionalizante. Como há seis atividades presenciais, é preciso morar em São Paulo ou Região Metropolitana.
O que precisa para se inscrever?
Será preciso anexar uma redação com o tema "Futebol de várzea: mais que um jogo, um reflexo da cultura e da comunidade". A redação precisa ser escrita à mão, com até 30 linhas, e digitalizada para subir no formulário. Será exigido também um vídeo de apresentação pessoal em que a pessoa candidata fale porque quer participar do Comitê Jovem. O vídeo deve ter até 2 minutos.
Até quando as inscrições ficam abertas?
O formulário de inscrição ficará aberto até 23h59 do dia 3 de março.
Onde encontro o formulário?
Aqui: https://forms.gle/
Onde encontro as informações completas?
No edital, aqui: https://www.idbr.org.br/
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu – o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e foi um dos pioneiros do país na utilização de recursos audiovisuais e interativos para tratar de um patrimônio imaterial. É um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.
O projeto de renovação realizado em 2024 é a primeira grande intervenção realizada no Museu nestes quinze anos e tem o objetivo de promover atualização tecnológica, implementação de novas experiências interativas e inclusão de novos conteúdos. Entre os destaques, estão a maior presença do futebol de mulheres e uma nova sala em homenagem a Pelé. Ao longo dos primeiros quinze anos de funcionamento, o Museu acumula mais de 4,7 milhões de visitantes presenciais, 22 exposições temporárias realizadas e outras 17 virtuais, mais de 440 eventos de programação cultural e 635 mil estudantes atendidos pelo Núcleo Educativo. É uma instituição de referência em acessibilidade para todos os públicos, tendo recebido vários prêmios na área.
GAZETA BRASIL