o Estado deve enfrentar um temporal de até 100mm por dia, que pode provocar queda de galhos de árvores, alagamentos, cortes de energia e descargas elétricas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de perigo de fortes chuvas e ventanias que devem atingir todo o Mato Grosso. De acordo com o instituto, principalmente os municípios do Norte do Estado podem enfrentar um temporal de até 100mm com ventos de até 100km/h. Nas demais regiões, os ventos podem chegar a 60km/h.
Segundo o Inmet, chuvas mais intensas são esperadas nos municípios de Apiacás, Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu, Juruena, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Paranaíta e Rondolândia.
Os alertas seguem até, pelo menos, às 10h desta quarta (22), mas tendem a se estender pelo decorrer do dia.
O instituto orienta a população a ficar atenta para o risco de queda de galhos de árvores, alagamentos, cortes de energia e descargas elétricas.
Recomendações
Para evitar acidentes ou prejuízos em decorrência do temporal, o Inmet traz algumas recomendações para se proteger da tempestade:
- Em caso de rajadas de vento: Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
No caso de dúvidas ou maiores esclarecimentos, a população pode obter mais informações junto à Defesa Civil pelo telefone 199 e junto ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.