Um caso atípico na praia da Baleia, em Costazul, Rio das Ostras, deixou sete banhistas feridos na noite da última segunda-feira (20). Gustavo Barcelos, de 21 anos, foi um dos jovens atacados por um cardume de peixe-espada enquanto se divertia no mar. “Saiu machucando a todos”, relata o turista, que sofreu ferimentos nas pernas e precisou levar quatro pontos.
O episódio, que ocorreu por volta das 18h30, surpreendeu os presentes devido à aparente tranquilidade do local. Os banhistas, que estavam próximos à costa, foram imediatamente socorridos e levados ao hospital, de onde todos foram liberados após atendimento no Pronto Socorro de Rio das Ostras.
Gerusa, mãe de Gustavo, descreveu a cena como assustadora ao ver o desespero dos jovens que emergiam do mar com ferimentos sangrando. A família, que passa férias em Rio das Ostras, agora toma mais cuidado ao frequentar a praia.
Especialistas afirmam que a presença de cardumes de peixe-espada próximo à costa é comum nesta época do ano e ressaltam que movimentos bruscos na água podem provocar respostas defensivas dos peixes. Jhones Poubel, biólogo, aconselha que “a recomendação é evitar movimentações bruscas quando se deparar com cardumes” e alerta que esses peixes têm hábitos noturnos, sugerindo evitar entrar no mar à noite.
GAZETA BRASIL