Um automóvel atropelou um grupo de pessoas que participavam de uma manifestação sindical na cidade alemã de Munique, no sul do país, deixando várias pessoas feridas, incluindo duas crianças.
Um automóvel atropelou um grupo de pessoas que participavam de uma manifestação sindical na cidade alemã de Munique, no sul do país, deixando várias pessoas feridas, incluindo duas crianças.
De acordo com a Polícia da capital bávara, o motorista, um jovem afegão de 24 anos, solicitante de asilo, foi detido. Os serviços de segurança e resgate confirmaram que ao menos 28 pessoas ficaram feridas, algumas delas com gravidade, conforme informou a agência de notícias alemã DPA.
O governador da Baviera, Markus Söder, afirmou que “suspeita-se que tenha sido um ataque”. O chanceler Olaf Scholz declarou nesta quinta-feira que o suspeito deve ser punido com todo o rigor da lei e, em seguida, expulso da Alemanha: “O que aconteceu é horrível”, disse Scholz à imprensa. “Do meu ponto de vista, está bastante claro, esse atacante não pode contar com nenhuma piedade, deve ser punido e deve abandonar o país.”
Mídias locais indicaram que o automóvel, um Mini Cooper branco, atropelou um grupo de trabalhadores em greve do sindicato Verdi, e que ambulâncias chegaram rapidamente ao local.
Vídeos do local do incidente mostram várias pessoas caídas no asfalto sendo assistidas por agentes de segurança, em meio a um cenário de confusão devido ao ocorrido.
O chão na área, próxima ao centro histórico da cidade, estava coberto de objetos, incluindo óculos, sapatos, mantas térmicas e um carrinho de bebê.
O prefeito Dieter Reiter se mostrou “profundamente chocado” com o ocorrido. Entre os feridos estavam crianças.
A polícia de Munique informou na rede social X que o incidente aconteceu no centro da cidade, que nesta quinta-feira recebe a abertura da Conferência de Segurança.
Além disso, a corporação afirmou que, após o incidente, foi ordenado o bloqueio da circulação na área e pediu à população que utilizasse outros caminhos para que “os serviços de emergência possam trabalhar sem obstáculos”.
A Polícia de Munique instalou um ponto para coletar depoimentos de testemunhas para esclarecer o incidente.
A capital bávara passará a contar com fortes medidas de segurança nos próximos dias, já que, na sexta-feira, terá início a Conferência de Segurança de Munique, uma reunião anual de autoridades internacionais de política externa e segurança com duração de três dias.