Na noite da última quarta-feira (12), um voo da Latam, procedente do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi forçado a realizar uma manobra de arremetida antes de pousar no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Na noite da última quarta-feira (12), um voo da Latam, procedente do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi forçado a realizar uma manobra de arremetida antes de pousar no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A aeronave, identificada como voo LA3914, estava prevista para aterrissar às 18h02, mas o incidente provocou um atraso de 11 minutos, com o pouso ocorrendo às 18h13.
Segundo informações da Infraero, o piloto da aeronave optou pela arremetida como medida de segurança para evitar uma colisão com uma embarcação que se encontrava fora da área de segurança, na Baía de Guanabara, próximo à pista de pouso. A área de segurança do terminal é delimitada por boias náuticas, que sinalizam a zona segura para a aproximação das aeronaves.
Apesar da situação, a Infraero afirmou que a segurança das operações no aeroporto não foi comprometida. A Latam, em nota oficial, assegurou que a manobra de arremetida é um procedimento padrão em situações como esta e que todos os passageiros desembarcaram normalmente após o pouso, sem incidentes.
Este episódio ocorreu um dia após outro incidente envolvendo a aviação no Rio de Janeiro. Na terça-feira (11), um Boeing 737 MAX 8 da Gol colidiu com um carro de manutenção enquanto se preparava para decolar do Aeroporto do Galeão, com destino a Fortaleza. O acidente, felizmente, não resultou em vítimas fatais, mas reforça a atenção necessária para a segurança operacional nos aeroportos da cidade.