Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Últimas Notícias

EUA alertam Hamas sobre "aniquilação total" se não liberarem reféns e entregarem corpo de Shiri Bibas

O enviado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para as negociações de reféns, Adam Boehler, fez uma dura advertência ao Hamas e afirmou que o grupo terrorista enfrentará uma "aniquilação total" caso não libere imediatamente os reféns ainda mantidos em Gaza.


Foto: Gazeta Brasil

O enviado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para as negociações de reféns, Adam Boehler, fez uma dura advertência ao Hamas e afirmou que o grupo terrorista enfrentará uma "aniquilação total" caso não libere imediatamente os reféns ainda mantidos em Gaza.

"Se eu tiver um conselho para o Hamas, é que libere todos os reféns imediatamente, porque se não, enfrentarão uma aniquilação total", declarou Boehler em entrevista à CNN.

As declarações ocorreram após a organização terrorista palestina ter entregado os corpos de quatro pessoas à Cruz Vermelha Internacional, incluindo os restos de Ariel e Kfir Bibas, de 4 e 9 anos, respectivamente. Contudo, o terceiro corpo não correspondia à mãe deles, Shiri Bibas, nem a outro refém israelense, o que Tel Aviv qualificou como "um engano deliberado".

Boehler confirmou que Israel o alertou antes do anúncio oficial. "Os israelenses nos chamaram, a mim, a Steve Witkoff e ao assessor de segurança Mike Waltz. Nos informaram que as provas forenses confirmaram de forma definitiva que as duas crianças foram brutalmente assassinadas em novembro, um mês após serem sequestradas", revelou.

O Hamas havia afirmado anteriormente que a família Bibas morreu em um bombardeio israelense, versão que Israel desmentiu. Boehler ressaltou que a negativa do Hamas em entregar o corpo de Shiri Bibas representa "uma clara violação" do acordo de cessar-fogo.

Além disso, ele lembrou que quatro cidadãos americanos ainda estão sob cativeiro em Gaza, junto com Edan Alexander, outro refém americano cuja família tem pedido repetidamente sua liberação.

"Se eu fosse o Hamas, entregaria os corpos e liberaria todos os reféns agora, porque a alternativa é a aniquilação total", reiterou Boehler.

O governo de Benjamin Netanyahu intensificou suas operações militares em Gaza e mantém a postura de não negociar com o grupo terrorista sem a liberação de todos os reféns.

Devolução imediata

Israel exigiu nesta sexta-feira a devolução imediata do corpo de Shiri Bibas, após o Hamas entregar os restos de uma pessoa não identificada em lugar da refém. "Pedimos ao Hamas que devolva Shiri Bibas, assim como todos os reféns", afirmou em Telegram o porta-voz do exército israelense, Avichay Adraee.

A declaração ocorreu após a identificação dos corpos dos filhos de Bibas, Ariel e Kfir, entregues pelo Hamas ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha, no sul de Gaza. As autoridades israelenses acusaram o Hamas de ter assassinado as crianças enquanto estavam sob cativeiro em Gaza em novembro de 2023.

"De acordo com a avaliação das autoridades competentes e com base nas informações disponíveis e indicadores diagnósticos, Ariel e Kfir Bibas foram brutalmente assassinados em cativeiro por terroristas palestinos", declarou Adraee.

Ele também afirmou que "o corpo adicional não é o de Shiri, nem de qualquer outro refém israelense", denunciando uma "violação flagrante" do acordo de cessar-fogo.

As crianças foram sequestradas junto com a mãe, Shiri, no kibutz Nir Oz, enquanto o pai, Yarden Bibas, foi capturado pelo Hamas ao tentar protegê-los. "Yarden foi devolvido como parte do acordo para o retorno dos reféns em 1º de fevereiro de 2025", informou o exército israelense em comunicado.

"Compartilhamos a dor profunda da família Bibas neste momento tão difícil e continuaremos fazendo todos os esforços para devolver Shiri e todos os reféns o mais rápido possível", concluiu o texto.

A recusa do Hamas em cumprir os acordos pode resultar em uma ofensiva ainda mais agressiva por parte do exército israelense, com o apoio da administração Trump. Os Estados Unidos deixaram claro que não tolerarão mais manobras dilatórias por parte do Hamas e que a liberação dos reféns é uma prioridade absoluta.

(Com informações de EFE, AFP e The Associated Press)

GAZETA BRASIL

Mundo Últimas Notícias EUA Hamas

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!