Apoiadores do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estão “cancelando” a comentarista de política da GloboNews, Eliane Cantanhêde após ela comentar sobre participação de Janja, esposa de Lula, na transição de governo.
Durante o programa “Em Pauta”, da GloboNews, ela comparou Janja a outras primeiras-damas e questionou se a presença dela na transição não seria danosa ao novo governo.
“Eu acho que um bom exemplo de primeira-dama foi a Ruth Cardoso que, como a Janja, tinha um brilho próprio, era uma professora universitária [ ] mas ela não tinha protagonismo, ela não tinha voz nas decisões políticas. Se tinha, era a quatro chaves dentro do quarto do casal”, disse Catanhêde.
“Ou seja, já incomoda, sim, porque ela já começou a participar de reunião, já vai dar palpite, e daqui a pouco ela vai dizer "ah, esse pode ser ministro, esse aqui não pode". Isso dá confusão. Se é assim na transição, imagina quando virar presidente”, acrescentou a jornalista.
Lamentável a fala da Eliane Cantanhede. De fato, tudo tem limite. Há um claro incômodo desse ranço da desigualdade de gênero. Vamos combater essa misoginia e construir um Brasil onde mulheres terão sim protagonismo na política e serão o que quiserem! Respeita a Janja! pic.twitter.com/9GXE7TD2VZ
— Leonardo Monteiro (@depleomonteiro) November 12, 2022
O mínimo que Eliane Cantanhêde deveria fazer, se fosse uma pessoa educada e civilizada, era pedir desculpas públicas a Janja. Seu comentário não tem nada de jornalismo. É discurso de ódio puro e simples. Vamos lá, fascista ridícula, peça desculpas pra moça. Babaca!
— Chico Pinto I Pai do João (@ChicoPinto16) November 12, 2022
Eliane Cantanhêde é o que existe de pior no jornalismo brasileiro. retrograda, elitista e sem qualquer compromisso com demandas sociais, apenas as demandas e pensamentos da elite.
sua fala machista contra Janja é só uma amostra. lamentável para a Globo News.
RESPEITA A JANJA
— V I T T U (@euvittu) November 12, 2022
NOTA ZERO para Eliane Cantanhêde pelo comentário machista sobre @JanjaLula . Mais triste, partir de uma mulher e jornalista a reprodução de um pensamento tão conservador e misógino. Se quer alguém "recatada e do lar" vai procurar em outra turma.
— Ivan Valente (@IvanValente) November 12, 2022
Fica quieta, Eliane Cantanhede! Janja está trabalhando e ajudando a derrotar pessoas como você, que plantaram o ódio e alimentaram o fascismo. Respeite a Janja! Assista ao vídeo e compartilhe pic.twitter.com/uGl3hO5qSl
— Aurea Julio (@Aurea_JulioBR) November 12, 2022
A declaração da jornalista Eliane Cantanhede sobre Janja precisa ser colocada em seu devido lugar: é violenta, é delinquente, é machista, misógina e perversa. Vamos repetir o que foi feito com dona Marisa? Não aprendemos nada? Nojo. Muito muito nojohttps://t.co/74EOJxQ6Yo
— Milly Lacombe (@millylacombe) November 12, 2022